Publicidade
Início Gestão Infraestrutura Smart Cities: Praia de Copacabana recebe luminárias inteligentes

Smart Cities: Praia de Copacabana recebe luminárias inteligentes

0
Publicidade

A praia de Copacabana no Rio de Janeiro (RJ), uma das mais famosas e bonitas do mundo, está sediando uma iniciativa piloto para proporcionar a digitalização de toda sua extensão, com aplicações avançadas para um ambiente mais seguro e totalmente conectado. O projeto utiliza a infraestrutura existente do calçadão com luminárias inteligentes e é realizado pela Juganu, com a colaboração da Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda. (“Qualcomm Brasil”).

Neste piloto, foram substituídas quatro luminárias do calçadão de Copacabana pelas luminárias inteligentes da Juganu, disponibilizando cobertura 5G, Wi-Fi para o público em geral e duas câmeras com inteligência artificial em cada uma delas, para uma ampla cobertura de serviços digitais, excelente qualidade de iluminação, além de redução do consumo de energia.

A luminária inteligente da Juganu já contém todos os componentes necessários para ativar novos serviços digitais sem a necessidade de infraestrutura adicional. Foram reutilizados os postes existentes do calçadão de Copacabana, sem adicionar novos cabos ou antenas de telecomunicações. Com isso não houve dano ao calçadão e impacto visual a praia.

Com a chegada do 5G, as operadoras intensificaram os testes com soluções no nível de rua, o chamado “street level”, que busca aumentar a capacidade da rede celular em locais de grande concentração de pessoas como a praia de Copacabana. A solução inteligente da Juganu possui uma gNodeB do tipo “5G small cell” com tecnologia da Qualcomm® FSM 100xx 5G RAN Platform e em breve disponibilizará também o 5G mmWave. Algumas operadoras já possuem o espectro 5G mmWave, e deverão utilizar esse espectro futuramente para aumentar a capacidade da sua rede 5G.

Além do sinal 5G, disponibilizado por meio de uma operadora de telefonia, as luminárias da Juganu também estão disponibilizando acesso experimental à Internet para o público em geral via Wi-Fi 6 outdoor com a tecnologia Qualcomm Networking Pro Platform. Durante o período de degustação do piloto, os clientes que não possuírem um smartphone com o 5G da operadora, poderão experimentar o acesso à Internet através da luminária inteligente com o Wi-Fi público.

As luminárias inteligentes têm o potencial de monitorar as imagens em tempo real através de duas câmeras com inteligência artificial instaladas dentro de cada luminária. Em tais casos poderão, eventualmente, auxiliar, por exemplo, em situações de pedido de socorro, de incêndios em lixeiras, atropelamentos, para, inclusive, acionar os órgãos públicos competentes, se necessário.
“As nossas luminárias são uma ferramenta importante para tornar as cidades inteligentes, proporcionando potenciais funções de gestão, segurança e conectividades em um design aprimorado e com eficiência energética avançada”, afirma Bruno Gemus, CEO no Brasil da Juganu.

Após o término do piloto, o objetivo é disponibilizar as luminárias inteligentes em toda a orla de Copacabana, melhorando de forma significativa a conectividade com a Internet e bem-estar com melhores serviços urbanos.

Além disso, iniciativas como essa podem futuramente representar uma nova fonte de renda para as operadoras, como já ocorre com empresas internacionais que, inclusive, criaram unidades de negócios para explorar novos contratos no setor de cidades inteligentes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile