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SulAmérica moderniza sistemas para áreas de atendimento e operacional

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Às voltas com a necessidade de melhorar a qualidade de apoio aos clientes e de substituir os atuais sistemas por uma solução mais moderna, condizente com os altos níveis de exigência do investidor em relação às informações de suas aplicações e ao controle de seus dados cadastrais, a SulAmérica Investimentos decidiu contratar o Sistema de Controle de Passivo do Profit, da Intellectual Capital, como ferramenta gerencial.

O objetivo da companhia, responsável pela administração, gestão e custódia de recursos de terceiros, é obter mais agilidade e segurança no suporte aos clientes, além de dispor de telas de acesso simplificado para diminuir o tempo e a complexidade do atendimento. Tanto que a aquisição do Profit foi decidida em conjunto pelas áreas de sistemas e de atendimento.

De acordo com Rodrigo Arraes de Oliveira, responsável pela área de sistemas da SulAmérica Investimentos, a opção pelo sistema se deveu ao trabalho eficiente da Intellectual. ?Ela entendeu a nossa necessidade e nos ofereceu uma solução competitiva com o mercado. Além disso, buscávamos uma ferramenta que nos atendesse em conformidade com a legislação e que fosse amigável e de fácil uso pelo usuário [operadores de atendimento para o negócio de investimento]. Entre as opções encontradas ? duas de mercado e uma terceira que seria desenvolvida internamente ?, optamos por uma ferramenta específica para controlar investimento no mercado?, conta ele.

A SulAmérica Investimentos está contratando o módulo do Profit para controle do passivo, sem processamento, apenas o módulo gerencial, com cadastro de cliente, controle de aplicação e resgate, manutenção dos fundos, cálculo de rentabilidade e relatórios gerenciais. Isso, somado ao fato de a custódia da SulAmérica ser feita pelo banco Itaú, está levando a Intellectual Capital ao desenvolvimento de uma ferramenta especial, que, segundo Oliveira, tem como objetivo ?baixar os arquivos do custodiante, interpretá-los de acordo com regras prestabelecidas e permitir o controle das informações?.

Desde 2000, a SulAmérica Investimentos trabalha com um sistema próprio de atendimento. Em 2001, lembra Oliveira, por decisão estratégica, a companhia implementou o CRM, e hoje os dois sistemas trabalham interligados. ?Mas precisamos melhorar a qualidade de atendimento porque algumas ferramentas estão obsoletas e geram retrabalho e manutenção.?

O módulo de controle de passivo substituirá o CRM e o sistema próprio, pois, do CRM, o atendimento e o pós-venda são os mais usados. Além disso, como a solução será utilizada pelo atendimento e pela área comercial que presta o pós-venda, a Intellectual Capital também fornecerá o Profit CliNet, que gerencia contatos e permite consultas.

Para Floripedes Bezerra de Mendonça, gerente de operações da SulAmérica Investimentos, os resultados serão obtidos com as funcionalidades do Profit, que envolvem a realização de testes de conciliação de posições dos cotistas, controle de dados cadastrais, comparação das rentabilidades dos produtos com seus benchmarks e outros dispositivos de segurança de controle gerencial e suprir as necessidades da área comercial com os dados através do CliNet. ?Esse é um passo importante para a SulAmérica Investimentos, uma vez que foca seus esforços para a comercialização de seus produtos no setor de varejo, o que deverá elevar ainda mais a quantidade de cotistas ativos cadastrados, hoje em torno de 3 mil clientes", diz ela.

A SulAmérica Investimentos é uma asset management e em 2002, com a aquisição de 49% das ações da SulAmérica pelo ING, foi incorporada à SulAmérica, a empresa de gestão e custódia dos recursos de terceiros do ING, com atuação no segmento de institucionais, pessoa física (private investment) e parcerias.

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