Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Cerca de 46 mil contas do Twitter estão ligadas ao Estado Islâmico,...

Cerca de 46 mil contas do Twitter estão ligadas ao Estado Islâmico, revela relatório

0
Publicidade

Até o fim de 2014, ao menos 46 mil contas do Twitter estavam relacionadas a partidários da organização terrorista Estado Islâmico (EI), segundo um estudo publicado nos Estados Unidos pelo Brookings Institution, centro de pesquisa independente sobre políticas sociais, econômicas e estratégicas, sediado em Washington, EUA.

O estudo aponta que, embora muitas contas relacionadas ao grupo jihadista tenham sido suprimidas pela rede de microblogs, o número continua alto. O documento diz ainda que cerca de um em cada cinco dos partidários do grupo (20%) escrevem em inglês, três quartos (73%) em árabe e 6%, em francês, por cerca de um quinto do tempo.

O relatório, de 68 páginas, revela que os simpatizantes típicos do EI usam o Twitter “nos territórios da organização na Síria e no Iraque, bem como em regiões em disputa” pelo grupo extremista, embora a pesquisa tenha detectado também um grande número de usuários na Arábia Saudita. Além disso, o documento diz que os defensores do EI também enviaram tuítes de outras regiões, como Itália, Suíça, França, Bélgica, Reino Unido e Espanha.

O Brookings Institution diz que foi capaz de identificar a localização das contas, em parte porque “centenas” delas, monitoradas para o relatório, enviaram tuítes com dados de localização. A entidade diz, porém, que os metadados não permitiram verificar se algumas das contas eram de pessoas baseadas nos EUA, embora certos tuítes de apoio à rede terrorista eram de perfis de pessoas de New York e Washington DC.

“Estamos razoavelmente certos de que alguns dos partidários do EI listaram as contas nos EUA de forma enganosa, para dar a entender que existe uma ameaça interna”, diz o relatório.

Os simpatizantes do EI tinham, em média, 1.004 seguidores no Twitter, muito mais do que uma conta média, refletindo o amplo alcance da mídia social. Das contas utilizadas por eles, 69% eram usuários de smartphones com Android e 30%, do iPhone.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile