Publicidade
Início ESG Gestão vai incentivar a adoção da Inteligência Artificial em projetos nas áreas...

Gestão vai incentivar a adoção da Inteligência Artificial em projetos nas áreas social e ambiental

0
Publicidade

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) vai incentivar adoção da Inteligência Artificial (IA) em projetos governamentais nas áreas Social e Ambiental. A divulgação desta iniciativa foi realizada na tarde terça-feira (05/03) pelo secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, durante o evento “O Segundo Ano do Azure OpenAI: retrospectiva do primeiro ano e o que vem no futuro”, organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e Microsoft.

Durante sua apresentação, o secretário revelou dados do Autodiagnóstico do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), que é formado por mais de 250 órgãos públicos. Este trabalho pelo MGI mostrou que já existem projetos de IA em 33 órgãos federais, com 73 projetos em produção e outros 119 em desenvolvimento. Entre os órgãos que já possuem maior experiência estão a Receita Federal, Banco Central, Tesouro Nacional e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

“Queremos aumentar os projetos que tenham uma visão social e ambiental, pois a gente percebeu um pequeno número de projetos de Combate à Fome, Saúde, Educação, Justiça, Agricultura e Meio Ambiente. Então, nosso foco é tentar fomentar essas áreas”, explicou Mascarenhas. “Nossa proposta é promover o uso responsável das tecnologias de IA nos órgãos e entidades públicas federais, para que as políticas públicas e o serviço público tenham mais qualidade”, complementou o secretário.

As iniciativas de IA serão realizadas no âmbito da Infraestrutura Nacional de Dados (IND). A IND é um conjunto de normas, políticas, arquiteturas, padrões, ferramentas tecnológicas, ativos de informação e talento humano gerido por diversos órgãos. Esta iniciativa é voltada para habilitar a descoberta, a interoperabilidade, o acesso, o uso estratégico, a privacidade, a segurança e a proteção de dados.

Para ampliar a atuação da Secretaria de Governo Digital (SGD) com projetos de IA, foi criada recentemente a Coordenação-Geral de Inteligência Artificial na Diretoria de Infraestrutura de Dados (Dedad). Para a promoção de IA, serão realizadas capacitações com servidores e serão elaborados guias orientativos. Além disso, a secretaria também vai articular projetos de IA em rede: unindo problemas reais (“casos de uso”) ao apoio metodológico e de gestão aos parceiros de desenvolvimento.

Uma outra iniciativa da SGD será voltada para governança da IA no âmbito do SISP, com a definição de uma estratégia e também com a elaboração de normativos, acordos. Também está previsto o estabelecimento de metodologia voltada para a ética e análise de risco. O planejamento da secretaria prevê a implantação dessas iniciativas ao longo dos próximos três anos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile