Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Microsoft e Avast derrubam botnet Zloader

Microsoft e Avast derrubam botnet Zloader

0
Publicidade

A Microsoft e a Avast se uniram para derrubar a botnet Zloader, que foi usada para disseminar outros malwares, capazes de keylogging, capturas de tela, roubo de arquivos e até dinheiro de carteiras de criptomoedas. O esforço investigativo por trás da ação que interrompeu a botnet ZLoader foi liderado pela Unidade de Crimes Digitais (DCU) da Microsoft com o apoio da Avast.

Segundo a fornecedora de antivírus, após ser baixado e ativado, o Zloader entrava em contato com vários servidores de comando e controle (C&C) e lançava o módulo Downloader para baixar, instalar e executar o próximo módulo: o Backdoor.

Este, por sua vez, era muito mais complexo e responsável pelo processo de acesso remoto, injeção de código malicioso nos navegadores, captura da tela (screenshot) e das senhas digitadas (keylogging). Ele também roubava os dados de login (cookies) dos navegadores Chrome, Firefox e Edge, informações das contas de e-mail do Microsoft Outlook e arquivos de carteiras de moedas digitais (Exodus, Zcash e Bitcoin-Qt).

De acordo com os pesquisadores do Laboratório de Ameaças da Avast, algumas das assinaturas digitais são as mesmas de outra família de malwares – a Ursnif, também conhecida como Gozi ou ISFB – e compartilham vários dos mesmos servidores. Já os alvos eram funcionários e empresas financeiras como bancos, corretoras, seguradoras, serviços de pagamento, serviços relacionados a criptomoedas (Electrum e Ethereum).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile