Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Grupo Boticário divulga as 10 startups selecionadas para seu programa de aceleração

Grupo Boticário divulga as 10 startups selecionadas para seu programa de aceleração

0
Publicidade

O Grupo Boticário anuncia as empresas selecionadas para a 4ª edição do Programa Grupo Boticário Startups, iniciativa que conecta empreendedores a um dos maiores grupos de beleza do mundo com objetivo de desenvolver e reinventar a indústria da beleza por meio da tecnologia e da troca de experiências entre as companhias.

Das 402 interessadas em participar do ciclo de aceleração, 10 startups foram selecionadas: B2Mamy, Belong Be, Curly Care, Dita Cuja, Gloss Express, Gloria Beauty, Gofind, Instanteaser, Price Survey e Wecare Skin. Dessas, a maioria foi fundada por mulheres. Além de empresas com algum aspecto de diversidade, a maturidade das soluções foi muito elevada, todas as selecionadas estão em fase de escala e tiveram faturamento anual acima de R$1 milhão nos últimos dois anos, e as de beleza com foco maior em B2C possuem comunidades engajadas, com alto volume de vendas e fãs do produto.

Ao longo dos próximos cinco meses, entre maio e setembro, as startups estarão imersas no ecossistema de beleza e varejo do Grupo Boticário, recebendo auxílio para explorar novos mercados a partir da experiência adquirida pela companhia. Por meio de trilhas de conhecimento direcionadas para os segmentos de cada startup – beleza ou varejo -, as aceleradas terão acesso a palestras e conteúdos com especialistas e executivos do Grupo e convidados externos, bem como mentorias personalizadas conforme a necessidade de cada empresa. O projeto conta ainda com acompanhamento especializado com o time de aceleração.

Raio X das startups

Com recorde de inscritos, o Grupo Boticário Startups teve 402 empresas do Brasil e exterior interessadas em participar do programa – aumento de 89% quando comparado ao ano anterior. Desse total, 44,3% eram startups de varejo, 39,8% de produtos de beleza e 15,9% de tecnologia específica para o mercado de beleza. Do ponto de vista de maturidade das empresas inscritas, 48,8% estavam em fase de tração/operação; 21,1% MVP com clientes pagantes e 13,2% em fase de escala. Em relação à diversidade, 43% das startups tinham pelo menos uma sócia mulher e 17% tinham pelo menos um sócio(a) negro(a). Os dados apontam que a iniciativa tem se mostrado resiliente ao longo dos anos, atraindo cada vez mais startups com um alto nível de maturidade, além de pessoas de grupos de diversidade.

Entre as selecionadas para o programa estão startups de tecnologia e de beleza que vão atender às necessidades de diferentes segmentos, como empresas com soluções para o pequeno e médio varejo, soluções digitais de experiência para o consumidor, revendedora e outros stakeholders da cadeia. No segmento de beleza o enfoque fica em cabelos, pele, cosméticos, saúde íntima da mulher e mães.

Confira um pouco mais sobre cada empresa selecionada:

  • B2Mamy: conecta mães em comunidade, oferece produtos e serviços com benefícios exclusivos e é a maior comunidade de mães do Brasil, incluindo um modelo B2B2C com patrocínio corporativo.
  • BELONG BE: é a primeira plataforma de varejo com foco em marcas independentes de beleza, incluindo loja física, marketplace e instituto de aceleração de negócios. Também estão preparando o lançamento de um fundo de investimento para impulsionar o crescimento de marcas independentes com alto potencial.
  • Curly Care: é uma marca de cosméticos focada nas necessidades dos cabelos com curvatura (cachos e crespos). Possui linha de produtos profissionais, atrelados a treinamentos e a capacitação de cabeleireiros. Em 2023 lançaram a linha home care focada em B2C.
  • Dita Cuja: promove saúde e bem-estar íntimo feminino com produtos desenvolvidos com ativos naturais e respaldo científico. Combatem ressecamentos, irritações e desconfortos para uma saúde íntima de qualidade superior.
  • Gloss Express: marca brasileira com tecnologia patenteada para coloração de fios brancos em tons 3 ao 10 com um único produto. Vendas exclusivas B2B online, com suporte técnico e treinamento para profissionais de beleza.
  • Gloria Beauty: plataforma que facilita o acesso ao crédito para profissionais, clínicas e clientes da área de beleza e estética, além de promover conexões e compartilhamento de conteúdo na comunidade.
  • Gofind: oferece soluções Online To Offline para impulsionar o tráfego e as interações nos pontos de venda (PDVs) onde a marca está presente. Isso inclui a criação e padronização do Google Meu Negócio das lojas próprias e franquias, a digitalização do estoque nos PDVs no Google e a gestão da reputação da marca, respondendo aos consumidores e gerenciando avaliações.
  • Instanteaser: produz vídeos de alto impacto em motion design de forma simples, ágil e orientada à performance. O produto Instanteaser Multiply é um aplicativo móvel que permite criar vídeos UGC profissionais e os Branded Video Templates são personalizados com base nos briefings da marca e podem ser editados pelos stakeholders.
  • Price Survey: é especializada em pesquisas de preço e condições de venda, que utiliza tecnologia e economia compartilhada para fornecer informações precisas e em tempo real aos clientes, tanto no varejo online quanto no físico.
  • Wecare Skin: cria produtos dermatológicos específicos para prevenir e reparar os efeitos de tratamentos agressivos, como quimioterapia e radioterapia.

“O Grupo Boticário Startups representa uma oportunidade mútua, na qual o Grupo contribui no desenvolvimento das empresas, impulsionando seu crescimento e abrindo portas para novas oportunidades de negócios. Com os aprendizados que adquirimos nesses mais de 40 anos de existência, temos muito a compartilhar, mas também muito a aprender e crescer a partir dessas trocas”, destaca Paulo Braga, diretor de Corporate Venture do Grupo Boticário.

Critérios analisados na seleção

Com objetivo de avaliar a qualidade das startups e a sinergia estratégica com o Grupo Boticário, o processo de seleção contou com cinco etapas, com duração de dois meses e meio, em que foi analisado e avaliado uma série de questões como o fit da empresa com o Grupo e o programa de aceleração, ou seja, se a startup estava dentro das verticais que buscavam no projeto e se atingia o nível de maturidade mínimo – ter produto validado e clientes pagantes. Na segunda fase, a avaliação da maturidade e modelo do negócio e solução que a startup entrega foram critérios analisados antes de seguir para o próximo momento. Já na terceira e quarta etapas, as empresas passaram pela fase de entrevistas com o time do programa de aceleração e especialistas do Grupo Boticário.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile