Publicidade
Início Notícias Câmara aprova incentivo fiscal para fabricação de tablets

Câmara aprova incentivo fiscal para fabricação de tablets

0
Publicidade

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, 6, a Medida Provisória 534/11, que reduz a zero o PIS e a Cofins incidentes sobre a venda de tablets produzidos no Brasil. A matéria, aprovada simbolicamente – quando não há registro individual de votos –, na forma do projeto de lei de conversão da deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), agora será analisada pelo Senado.

A votação foi possível graças a um acordo da relatora com os líderes da oposição e do governo. Ela aceitou retirar do texto três temas, que deverão ser tratados em outras medidas provisórias ou em projeto de lei. Um deles era a permissão para o Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) constituir subsidiárias no Brasil ou no exterior. Ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Ceitec é uma empresa pública federal que fabrica semicondutores, usados na produção de equipamentos eletrônicos.

Segundo Manuela, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati, comprometeu-se a enviar o tema por meio de outra medida provisória em 60 dias sobre o Ceitec – empresa estatal com sede em Porto Alegre que fabrica semicondutores. “Essa empresa é muito importante, e o governo reconhece que precisa haver mudanças no seu funcionamento”, disse.

Outros pontos retirados foram os novos incentivos fiscais para empresas de software investirem na qualificação de seus empregados e mudanças na estrutura da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além de incentivos adicionais para empresas na Zona Franca de Manaus.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, confirmou na segunda-feira, 5, que cinco empresas já começaram a fabricar tablets no Brasil: a Samsung, a Motorola, Semp Toshiba, Positivo, e a Aix. De acordo com ele, a Apple começará a produzir tablets no país até o fim do ano. Pelos cálculos do ministro, com os incentivos dados pelo governo (redução de IPI e PIS/Cofins), o tablet produzido no Brasil teria uma redução de até 36% sobre o preço final do equipamento. Com informações das Agências Câmara e Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile