Publicidade
Início Notícias Negócios Agibank se prepara para transacionar via Drex

Agibank se prepara para transacionar via Drex

0
Publicidade

O Agibank foi incluído no consórcio da Associação Brasileira de Bancos (ABBC) no projeto piloto do real digital. Segundo anunciado, a instituição foi aprovada pelo Comitê Executivo Gestor do Banco Central para participar dos testes da versão tokenizada da moeda brasileira.

Batizada de Drex, a futura moeda digital terá o mesmo valor que o real físico, mas permitirá operações por meio de carteiras virtuais. Apesar de ser baseada na tecnologia?blockchain, ela não terá variação de preço e será mais uma forma de fazer transações financeiras, integrando-se a uma nova categoria, denominada de CBDC (sigla em inglês que significa “moedas digitais do Banco Central”).

A proposta é que o consórcio disponibilize para as instituições participantes um ambiente que permita a utilização dos recursos para realização de testes de transações relativas à emissão, resgate e transferências dos ativos financeiros em Moeda Digital e tokens. Dentro desse pacote, pretende-se realizar transações do Real Digital entre contas de reserva bancária, transação do depósito tokenizado do Real Digital entre clientes simulados, compra e venda de Título Público Federal na rede DLT do Real Digital, emissão de Moeda Digital Tokenizada, além da habilitação de transações na modalidade DvP. Também está previsto testes para a tokenização de um título de crédito de emissão privada com garantias em TPFs tokenizados, simulando a integração com o Sistema de Liquidação de Custódia e a liquidação em CBDC e/ou Real Tokenizado.

A expectativa é que o Drex incentive ainda mais a inclusão da população em serviços financeiros mais digitalizados – como aconteceu com o Pix – democratizando o acesso em um setor até então restrito aos entusiastas do mercado dos tokens. Além de ser uma nova forma de ativo, uma moeda em blockchain, com liquidez e protegida pelo Banco Central, fará com que um novo ecossistema de serviços e produtos seja criado.

De acordo com o Banco Central, a primeira fase do piloto do Real Digital deve ser finalizada em maio de 2024. Porém, a moeda digital só poderá ser testada pela população na virada de 2024 para 2025.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile