Publicidade
Início Notícias Crescem rumores sobre nova proposta da Microsoft pelo Yahoo

Crescem rumores sobre nova proposta da Microsoft pelo Yahoo

0
Publicidade

Apesar da intenção declarada da empresa chinesa de internet Alibaba Group em adquirir o Yahoo, dita pelo diretor executivo (CEO) Jack Ma, durante uma conferência realizada no domingo passado, 2, na universidade americana Stanford, a lista de prováveis compradores é encabeçada pela Microsoft. O que, pode não ser uma ideia tão boa, segundo a opinião de analistas ouvidos pelo The Wall Street Journal.

A Microsoft tem grande interesse no futuro do Yahoo, já que mantém um acordo de venda de anúncios com o portal e pode fazer dele uma ferramenta para tentar deslanchar no mercado de buscas na internet, hoje dominado pelo Google. Além disso, empresa sabe que precisa do Yahoo para se manter a receita com publicidade on-line.

Para os analistas, a fabricante de software tem condições claras de comprar o Yahoo. Com uma queda de 10% nas ações do Yahoo, conforme mostra relatório que analisava uma oferta da Microsoft, o valor de mercado da empresa chegou a US$ 21 bilhões. Se a Microsoft oferecesse US$ 20 por ação, valor 25% acima da cotação no encerramento do pregão na última quarta-feira, 5, o preço seria de US$ 26 bilhões. Mas os custos líquidos seriam menos da metade desse valor, levando em consideração a venda dos ativos asiáticos do Yahoo pertencentes à Microsoft, por US$ 2,6 bilhões.

O analista Youssef Squali estima que os 35% de participação do Yahoo em sua subsidiária japonesa valem US$ 6 bilhões. Como a empresa detém cerca de 40% de participação no grupo Alibaba, ele sublinha que um investimento recente de um grupo avaliou o Alibaba em US$ 32 bilhões. Isso implica que a participação acionária do Yahoo esteja em US$ 14 bilhões, US$ 9 bilhões com impostos descontados. Segundo Squali, isso significa um corte de US$ 8,5 bilhões nos custos. Dada a expectativa de lucro do Yahoo para o ano, que gira em torno de US$ 1 bilhão, não parece um mau negócio. O risco, contudo, é a ausência de garantia de que o Yahoo consiga avaliação de US$ 32 bilhões por sua participação no Alibaba, devido à escassez de compradores.

Segunda investida

Em 2007, a Microsoft já havia feito uma oferta de compra ao Yahoo, quando a companhia topou pagar US$ 44,6 bilhões pelo site de internet, ou US$ 31 por cada papel da empresa. Apesar das negociações terem durado por mais de três meses, as diretorias de ambas as companhias não chegaram a um acordo. A Microsoft havia até concordado em aumentar sua oferta de compra de US$ 44,6 bilhões para US$ 47,5 bilhões, o equivalente a US$ 33 por ação. Contudo, o Yahoo insistiu no preço de US$ 53 bilhões, ou US$ 37 por ação, mais do que a Microsoft estava disposta a pagar na época. A fusão criaria uma das maiores companhias de tecnologia do mundo, desafiando o maior rival, o Google.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile