Publicidade
Início Notícias Gestão Migração para nuvem acelera negócios dos clientes da e-Core

Migração para nuvem acelera negócios dos clientes da e-Core

0
Publicidade

Post content – Para compartilhar as experiência de seus principais clientes, em diferentes segmentos de mercado, a e-Core consulting, em parceria com Atlassian, realizou nesta quinta-feira, 5, o evento virtual Executive Talk, ocasião que relatou o movimento recente da organização de origem australiana, Atlassian, que fez avanços em relação a sua plataforma de nuvem, ao mesmo tempo que anunciou que sua versão server on premise será descontinuada a partir de fevereiro de 2021.

 

Julio Chez, responsável pela Atlassian na América Latina, disse que a versão do software na nuvem libera o potencial das equipes de trabalho, e que, com a pandemia, o sistema torna-se ainda mais importante para a realização das atividades das empresas no ambiente de home office.

Com mais de 180 mil clientes, uma equipe de mais de 5 mil colaboradores, a Atlassian tem um faturamento superior a US$ 2 bilhões e escritórios em 12 países diferentes, que permanecerão trabalhando remotamente até junho de 2021, o que fica facilitado devido às características da plataforma que garante a produtividade e a colaboração das equipes independentemente da localização. Desse total de clientes, 90% já iniciam sua jornada no cloud, sendo que 25 mil usuários Atlassian Server estão nesse processo, com apoio dos parceiros, como no caso da e-Core, que presta consultoria especializada e ajuda no processo de migração.

Helder Cabral, Director of Engineering – Tech Excellence na Farfetch, uma plataforma de e-commerce global de moda, fundada há 12 anos, explicou que a empresa já tem bastante experiência no uso das soluções da Atlassian, já tendo migrado para a nuvem, atendendo mais de 3 mil usuários. Disse que dessa forma, pode usar as ferramentas de forma menos convencional, facilitando o trabalho das equipes internas, gerar reports para os investidores e respostas mais ágeis para as equipes de estratégias.

Gabriela Dias, Gerente Geral de Operações e SRE na PagSeguro, explicou que a empresa de meio de pagamentos tem uma história de agilidade, pois nasceu dentro do grupo UOL, pioneiro no mercado de plataformas digitais, o que facilitou os processos de  amadurecimento, fluxo de processos e regulação exigida pelo mercado financeiro. “O mindset de agilidade do UOL permitiu adotar essas mesmas práticas para atuar no mercado financeiro”, enfatizou.

Ela explicou que no final de 2019, sem o contexto de pandemia, a PagSeguro já tinha metas desafiadoras para o setor para adotar as novas regulamentações do mercado financeiro, como o caso do PIX e da agenda de recebíveis, que acabou sendo adiada para o começo de 2021.

Disse ainda que já estava sendo desafiador cumprir o roadmap e implantar o catálogo de serviços da empresa antes da pandemia. “O UOL tem um prédio na Faria Lima, agradável para o trabalho dos milhares de colaboradores, que em 48 horas estavam trabalhando em casa. Fico muita orgulhosa, pois como os processos estavam maduros e bem estruturados, foi mais confortável trabalhar em casa nesse novo cenário”.

O PagSeguro em abril e maio fez um balanço, todos trabalhando full home office, para reavaliar o modelo de trabalho a ser adotado em função da pandemia. “Tínhamos muitas métricas com o uso da ferramenta Jira, da Atlassian, e pudemos mostrá-las para avaliação de qual será o modelo futuro de trabalho a ser adotado. Com um bom time, métricas, roadmap dos processos e ferramentas que nos apoie, aí você consegue fazer milagre”, comenta a executiva de forma bem humorada.

Luiz Martins, Diretor Corporativo de Tecnologia na Linx, diz que a empresa detém 46% do marketshare de software para o comércio no Brasil, com 3 unidades de negócios: o chamado Core, ERP para frente de lojas, farmácia, posto de gasolina, moda, etc: e-Commerce, do mercado online e o Lynx Pay, solução de meio de pagamentos.

Ela usa as ferramentas da Atlassian on premises, mas já está avaliando o processo de migração para o Atlassian Cloud com apoio da e-Core. “A decisão já foi tomada, só precisa ver os caminhos para ser implementada, pois exige um alto volume de integração com base legada”, explica.

Martins disse que o projeto facilita distribuir o conhecimento para os clientes externos e internos, usar a ferramenta Confluence para gerenciar reunião internas, distribuir manuais, documentação, etc. Com a ferramenta Jira, 1.200 usuários trabalham com P&D para desenvolver produtos e novos serviços corporativos.

A Rumo, maior operadora ferroviária independente, com 14 mil km de ferrovia, cortando 8 estados, movimentando 25% dos transportes de grãos do país, migrou para o Atlassian Cloud com apoio da e-Core, implementando service desk e novas aplicações.

Fausto Sakamoto, Coordenador de Negócios e Operações na Rumo, enfatiza que a empresa queria implementar o Confluence, ferramenta de colaboração de documentos na versão on premise, mas com apoio da e-Core mudou para a nuvem e já está sendo utilizada. Também começou a utilizar a ferramenta Jira na área de TI e agora está expandindo para as áreas financeira e de engenharia.

Explicou ainda que a ferramenta pode ser usada pelos diversos departamentos diretamente, desmistificando que ela seja unicamente de TI. “É uma plataforma para desbloquear o potencial de todos os times”, enfatiza Sakamoto. 

Opinião corroborada por Cabral, da Farfetch, afirmando que o look and feel da plataforma permite a pessoas que não são técnicas acessem a ferramenta, utilizar, gerar seus reports. Tem que se desmitificar que é uma ferramenta técnica, mas sim organizacional e transversal para uso organizacional.

Chez informou que a Atlassian está investindo para desenvolver templates para segmentos verticais, como financeiro, recursos humanos, entre outros, a fim de facilitar o trabalho dos clientes e dos desenvolvedores de apps, que com o uso da nova plataforma open API para nuvem podem criar novas soluções para o mercado. 

André Palma, Co-Managing Director da e-Core consulting, disse que nesse novo cenário do mercado, é preciso dar um salto tecnológico na gestão dos modelos de negócios e como eles se aplicam, pois assim eles vão gerar melhores perspectivas nos próximos anos.

Para saber mais detalhes sobre a e-Core consulting e Atlassian acesse: https://consulting.e-core.com/pt

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile