Publicidade
Início Serviços Mercado (Services) IFPI adere ao serviço de telefonia baseado na tecnologia VoIP da RNP

IFPI adere ao serviço de telefonia baseado na tecnologia VoIP da RNP

0
Publicidade

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) conquistou mais um adepto para o seu projeto de fornecer serviços de telefonia baseado na tecnologia de voz sobre IP (VoIP) para as instituições federais de ensino e pesquisa.

Trata-se do Instituto Federal do Piauí (IFPI), que até o final do mês de março espera concluir a implantação do sistema fone@RNP nos 60 ramais da reitoria.

“Depois a ideia é levar a tecnologia para os outros dois campi de Teresina e para o interior”, revela Nathan Saraiva, chefe do Departamento de Redes e Telecomunicações do IFPI.

A expectativa é reduzir os custos com telefonia, o que é possível porque as chamadas entre as instituições que aderiram usam a rede de dados. “E se a ligação tiver como destino uma instituição não conectada, em outra cidade, o custo é de uma ligação local”, explica Hélder Vitorino, gerente de projetos da RNP.

Assim, um pesquisador que estiver no exterior pode configurar seu computador ou telefone celular para receber ligações a custo zero da instituição de origem apenas redirecionando para o seu dispositivo móvel as chamadas recebidas em seu ramal. 

Outra vantagem é que, aderindo à tecnologia, é possível fazer chamadas a custo mais baixo para a rede VoIP na América Latina, Europa e Estados Unidos.

Estima-se que mais de 100 instituições públicas de ensino e pesquisa no Brasil utilizam sistema. Mas a RNP pretende levar a tecnologia de VoIP aos campi dos Institutos Federais, que ainda são minoria entre as usuárias.

O pedido partiu do Ministério da Educação (MEC) – uma das pastas integrantes do programa interministerial que mantém a RNP –, sob a justificativa que os Institutos Federais têm uma quantidade muito grande de funcionários e pesquisadores que precisam fazer ligações interurbanas e até internacionais.

Atualmente, o projeto conta com a adesão de 33 dos 38 Institutos Federais brasileiros, dos quais 15 já concluíram a instalação em suas reitorias e estão iniciando a instalação nos campi.

Com isso, já são 20 reitorias e 15 campi em várias unidades federativas fazendo uso do serviço. A meta da RNP é ultrapassar a marca de 200 instituições até o final de 2013.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile