Publicidade
Início Notícias E-Commerce Operações de e-commerce precisam de melhorias para atender novas demandas, diz estudo

Operações de e-commerce precisam de melhorias para atender novas demandas, diz estudo

0
Publicidade

Um estudo recente realizado pelo Boston Consulting Group mostrou que as vendas online subiram 35% durante a pandemia e não apresentam sinais de desaceleração. Segundo a pesquisa, que ouviu 235 executivos de empresas de e-commerce da América do Norte e Reino Unido, 94% das organizações reportaram que cresceram em 2020 e esperam expansão ainda maior nos negócios em 2022. Apesar disso, o relatório sinalizou que apenas as soluções tecnológicas podem não ser suficientes para atender o crescimento das transações.

De acordo com o levantamento do BCG, alguns obstáculos vêm representando gargalos para os negócios digitais. Quando questionados sobre quais são os maiores desafios do setor, 38% dos entrevistados citaram a falta de mão de obra qualificada e 35% mencionaram a falta de agilidade. Outras questões como problemas de produto, marketing e preço também foram observadas pelos executivos do setor.

Para Fernando Lunardini, diretor-executivo e sócio do BCG, embora os desafios do Brasil sejam um pouco diferentes, como em relação a questões de impostos e logística, o principal ponto é entender o papel das operações digitais no negócio e o modelo de atuação. “Em um mercado onde praticamente todos estão se tornando digitais, quais serão os diferenciais e como fazer isso ser economicamente viável? Definir o modelo mais correto e escolher os elementos para ser excepcional na execução vão fazer a diferença entre os vencedores, que utilizarão essas plataformas como diferencial competitivo, e aqueles que participarão do jogo mas a um custo punitivo”, frisa o executivo.

O estudo do BCG apresentou quatro arquétipos do comércio eletrônico que podem auxiliar as empresas em seus processos:

  • Estratégia de Marketplace: Se o objetivo é aumentar a diversidade de canais de varejo com pouco esforço, contar com um marketplace pode ser uma alternativa, como o que acontece com Meli, Via, Magalu e Amazon, por exemplo. A empresa precisará de uma equipe de marketing preparada para alavancar o negócio e adaptações no elo final do supply chain. Para isso, terá que contratar especialistas em desenvolvimento de conteúdo, além de gestores para tratar o tema de mídia e operações. As principais iniciativas devem focar no conteúdo das páginas de produto, otimização de publicidade e coordenação entre centros de distribuição e serviços de atendimento ao consumidor. Por outro lado, há questões como conseguir as informações/inteligência dos clientes e ter margens tipicamente menores
  • Um Domínio Próprio: Com o objetivo de se aproximar dos clientes finais, principalmente obter informações e desenvolver modelos de relacionamento e lealdade, um site próprio é interessante. “É muito relevante ter clareza do financeiro do negócio, com um demonstrativo de lucros e perdas específico para o e-commerce. Precisa-se de uma equipe maior e o investimento é significativo, portanto, é imprescindível entender se o escopo da oferta, proposta de valor e grau de exclusividade são suficientes para gerar tráfego e recorrência que compensem”, diz Lunardini.
  • Omnichanel: A empresa está focada em criar uma experiência que permita que os clientes na loja comprem em plataformas online alternativas? As principais iniciativas precisam incluir a criação de recursos de compra online, tecnologia para acompanhar a evolução do estoque e uma experiência aprimorada para o consumidor. Além disso, é preciso definir quais serão, no final, os canais a serem explorados. “Nem todos os canais servem ou são viáveis para uma operação digital, e é preciso complementar a oferta de multicanais com a criação de ecossistemas de relacionamento, mídias sociais e experimentação. É possivelmente o movimento mais falado no mercado e também o mais complexo de realizar com sucesso”, explica Lunardini.
  • Natural da Internet — ou “pure play”: O negócio é um e-commerce que “nasceu e cresceu” no meio digital? Normalmente, é baseado em um modelo econômico que foca crescimento e afiliação às custas de resultado no curto e médio-prazo e que precisa se concentrar no desenvolvimento de uma experiência única e atraente para o consumidor à medida que a empresa cresce. “A excelência técnica e agilidade em todas as operações devem ser especialidades dessa companhia, mas com uma visão e articulação minimamente clara do end-game econômico e estratégico correndo-se o risco de a operação deteriorar e desaparecer com a escassez de caixa”, completa o executivo do BCG.

Embora os arquétipos ajudem como ponto inicial na construção do modelo de atuação digital, outros elementos dentro das organizações também são importantes para garantir a construção bem-sucedida deste tipo de operação.

Na visão de Fernando Lunardini, a liderança precisa estar atenta a mudanças e com disposição para resolver problemas. “Estar atento às movimentações do mercado, além de se preparar para os novos desafios que vêm com o crescimento, é essencial para o sucesso deste tipo de negócio. Tenha uma grande ambição, mas seja extremamente realista. Observe o cenário, identifique os problemas, encontre uma solução ou mude de direção, se necessário, e não tenha receio de começar de novo: esse é o caminho”, finaliza.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile