A Accenture, consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, anunciou a aquisição da Axia, empresa de serviços de consultoria estratégica e suporte a implementação de processos para gerenciar custos. O valor do negócio não foi revelado.
Fundada em 1999 e com sede em Boston, nos EUA, a Axia fornece consultoria para uma série de áreas, com foco em excelência operacional, modelos go-to-market, gerenciamento de desempenho e estratégias de fusões e aquisições. A empresa atende a uma base diversificada de clientes que vão desde empresas especializadas em ciências da vida e saúde a companhias do setor de bens de consumo.
Segundo a Accenture, a aquisição vai ajudá-la a expandir a presença no mercado de consultoria estratégica e aumentar a sua participação de mercado. Após a conclusão do negócio, as operações da Axia serão integradas à divisão de estratégias da companhia.
“Considerando a crescente necessidade de consultoria de estratégia, esperamos que o investimento impulsione o crescimento da Accenture no longo prazo. Isso também permitirá que passemos a competir efetivamente com outras empresas de serviços de consultoria, como IBM, Dell e Deloitte”, disse a Accenture em comunicado.
Com um forte saldo de caixa (US$ 4,06 bilhões) e fluxo operacional de caixa (US$ 301 milhões no segundo trimestre do ano fiscal de 2015, encerrado em 28 de fevereiro passado), a Accenture tem buscado aquisições estratégicas para diversificar suas ofertas e expandir seus mercados de atuação.
No mês passado, ela adquiriu a Gapso, fornecedora brasileira de serviços e soluções de analytics, para expandir sua oferta de sistemas analíticos no Brasil, em especial no atendimento às indústrias de petróleo e gás, além de mineradoras, companhias de papel e celulose, aço, grãos, açúcar e etanol.
Analistas da consultoria para investidores Zacks avaliam como positiva a estratégia da Accenture de crescer por meio de aquisições. No entanto, se dizem um pouco cautelosos devido ao modesto desempenho da companhia no terceiro trimestre fiscal 2015 e ao aumento da concorrência da Cognizant Technology Solutions.
De fato, a receita mundial da Accenture no período cresceu 5%, de US$ 7,56 bilhões um ano antes para US$ 7,93 bilhões, enquanto o lucro aumentou apenas 3%, de US$ 722 milhões para US$ 743 milhões.