Publicidade
Início Notícias Gestão MCTIC lança novo sistema de gestão da Lei de Informática

MCTIC lança novo sistema de gestão da Lei de Informática

0
Publicidade

O Novo Sigplani,  sistema de gestão da Lei de Informática, está disponível para  empresas habilitadas. Desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o novo formulário digital traz melhorias no preenchimento do Relatório Demonstrativo Anual (RDA), documento utilizado pelo ministério para acompanhamento dos projetos de P&D relativos à Lei de Informática. As empresas devem preencher os dados no sistema até 31 de julho, prazo estipulado no Decreto nº 5.906, de 26 de setembro de 2006.

O novo sistema inclui o cruzamento de informações com bancos de dados da Receita Federal, Tesouro Nacional e da Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação (Facti). Esses bancos de dados incluem números de cadastro de pessoa física e jurídica, depósitos ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e informações relativas aos Programas Prioritários de Interesse Nacional (PPIs). Esses dados são automaticamente verificados no Novo Sigplani, gerando maior confiabilidade da informação e maior facilidade para os usuários.

O tratamento de dados nos RDAs para aprimorar os indicadores utilizados para o monitoramento dos resultados dos gastos com P&D é o primeiro módulo de melhorias realizadas no sistema, com outros em desenvolvimento. O novo sistema é um trabalho realizado pela Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI), e que resultou na modernização do sistema antigo, implantado há 12 anos. Além disso, as novas funções atendem ao Acórdão 729/2018 do Tribunal de Contas da União.

Segundo o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital, José Gontijo, o Novo Sigplani beneficiará governo, empresas e instituições de ensino e pesquisa. “Teremos um sistema capaz de validar informações automaticamente”, afirma. “Isso inclui desde valores informados pelas empresas até dados sobre convênios enviados pelos Institutos de Ciência e Tecnologia credenciados no Comitê da Área de Ciência e Tecnologia (Cati)”.

A página do Novo Sigplani contém manuais de primeiro acesso e de usuário, para facilitar o preenchimento dos formulários. Está disponível no site do MCTIC e o acesso é restrito aos representantes das empresas beneficiárias da Lei e dos institutos de ensino e pesquisa, previamente cadastrados.

Lei da Informática

A Lei de Informática (Lei nº 8.248/1991) é um instrumento de política industrial, criado no início da década de 1990 para estimular a competitividade e a capacitação técnica de empresas brasileiras produtoras de bens de informática, automação e telecomunicações. Os incentivos proporcionados pela lei estimularam a contratação de recursos humanos e o aumento da produção de bens de informática para o consumo no mercado brasileiro, por exemplo.

Até o fim do ano passado, a Lei de Informática beneficiou 673 empresas, gerando 135 mil postos de trabalho diretos, sendo 18 mil em pesquisa e desenvolvimento.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile