Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Google sofre processos antitruste nos EUA

Google sofre processos antitruste nos EUA

0
Publicidade

Um grupo de 36 estados e Washington – DC, processou o Google na quarta-feira.7, em um caso antitruste desafiando o controle da empresa sobre sua loja de aplicativos Android, abrindo uma nova frente nas tentativas dos reguladores de controlar o gigante das buscas, segundo informa o site Politico.

O processo, movido no tribunal federal da Califórnia e liderado por Utah, Carolina do Norte, Tennessee, Nova York, Arizona, Colorado, Iowa e Nebraska, é o mais recente em uma série de importantes casos antitruste movidos contra as maiores forças da indústria de tecnologia.

Acontece apenas nove dias depois que a cruzada antitruste sofreu seu primeiro grande revés, quando um juiz federal em Washington indeferiu o processo antitruste da Comissão Federal de Comércio contra o Facebook, alegando que a agência não havia oferecido evidências suficientes de que a maior rede social do mundo é um monopólio.

Além da ação desta quarta-feira, o Google também enfrenta uma ação movida pelo Departamento de Justiça e 14 estados em outubro, com foco nos esforços do Google para dominar o mercado de busca móvel; um de 38 estados e territórios protocolados em dezembro, também focado em buscas; e um terceiro processo por 15 estados e territórios relacionado ao poder do Google sobre a tecnologia de publicidade.

O novo caso é o mais recente desafio ao plano do gigante das buscas de forçar todos os desenvolvedores de aplicativos que usam a Google Play Store a pagar uma comissão de 30 por cento sobre as vendas de bens ou serviços digitais. A mudança está programada para entrar em vigor em setembro.v

O caso reflete um outro movido contra o Google pela Fortnite-make Epic Games em agosto passado, e uma enxurrada de ações coletivas antitruste movidas em nome de desenvolvedores de aplicativos e consumidores que alegam que as políticas do Google levaram a preços mais altos.

O grupo bipartidário de procuradores-gerais estaduais abriu o caso  no mesmo tribunal que os outros processos da loja de aplicativos. Será ouvido pelo mesmo juiz, James Donato, nomeado por Obama, que marcou um julgamento no processo da Epic contra o Google para abril de 2022.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile