Publicidade
Início Notícias Relacional tem alta avaliação pela qualidade de software

Relacional tem alta avaliação pela qualidade de software

0
Publicidade

A Relacional, companhia brasileira de consultoria e serviços de TI, acaba de receber a avaliação MPS.Br (Melhoria de Processo do Software Brasileiro) ? nível ?E? concedida pelo governo brasileiro, em parceria com universidades e a Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro). Com a conquista, a empresa se torna a primeira a receber o mais alto nível de qualificação nos padrões brasileiros.

Segundo a vice-presidente da Relacional, Elaine Duarte Nunes, a avaliação aponta a maturidade da empresa no que diz respeito à qualidade, equiparando as práticas brasileiras de desenvolvimento e manutenção de software às de outros países de primeiro mundo. ?Nossa intenção é seguir em frente nas certificações para a melhoria contínua da qualidade?, afirma a executiva.

A Relacional já possui CMMi nível 2, desde março deste ano, resultado de um investimento de mais de R$ 500 mil, que lhe rendeu também o certificado ISO 9001.

A avaliação MPS.Br é um modelo que vem sendo elaborado desde 2003 pelo governo brasileiro para certificar a qualidade dos processos de software das companhias nacionais. O modelo conta com o apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e em breve deverá ser aplicada também a empresas de outros países da América Latina.

Trata-se de uma certificação equivalente ao CMMi (Capability Maturity Model Integration), modelo de melhoria do processo de software criado pela entidade norte-americana Software Engeneering Institute.

Os processos de avaliação levaram quatro dias para serem concluídos, envolvendo critérios relativos ao desenvolvimento e manutenção do software e serviços de consultoria. Durante este período, sete avaliadores de diversas cidades brasileiras, como Curitiba (PR), Manaus (AM), Campinas (SP), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e Recife (PE), credenciados pela Softex, acompanharam os procedimentos da Relacional e examinaram todos os documentos da empresa, entrevistando os líderes, gerentes, implementadores e responsáveis de cada área.

Segundo Ana Regina Rocha, professora da COPPE/UFRJ (Instituição Implementadora do MPS.BR) e responsável pela consultoria, os setores avaliados pela auditoria foram os de gerenciamento de requisitos, medição e análise, planejamento de projetos, monitoração e controle, garantia da qualidade, gerenciamento de configuração, treinamento organizacional, definição do processo organizacional, foco no processo organizacional e geração integrada do projeto. ?A Relacional é a primeira empresa a obter o nível ?E? desta qualificação, e será a primeira também a ser avaliada nos níveis seguintes, que são D e C?, esclarece a consultora.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile