Publicidade
Início Notícias Negócios MicroStrategy vê mercado mais amplo para BI após crise

MicroStrategy vê mercado mais amplo para BI após crise

0
Publicidade

A Microstrategy aposta no amadurecimento das empresas em relação às soluções de business intelligence (BI) para elevar o seu crescimento no mercado brasileiro e da América Latina. A empresa estima aumentar as receitas em 8% neste ano, número que tende a atingir 12% em 2009, em ambos os mercados. Além disso, a fornecedora de BI acredita que num segundo momento, a crise financeira internacional pode facilitar os negócios.

Atualmente, o Brasil representa cerca de 50% do resultado da empresa na América Latina e 2,5% no total. A região latino-americana responde por 5% do faturamento global da companhia. "O Brasil é um mercado muito amplo e o que mais cresce dentro do chamado Bric [grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia e China] para a Microstrategy. O potencial é grande para crescermos tanto no Brasil como na América Latina", comentou o vice-presidente da Microstrategy para a América Latina, Flávio de Andrade Bolieiro.

Segundo o executivo, a cultura do BI está mudando, e as empresas estão deixando de utilizá-lo como mero extrator de relatórios para usá-lo como um gerador de perguntas e respostas, cruzando as informações para pautar decisões.

"Essa nova fase das empresas em relação ao BI nos traz um mercado em potencial. Neste ano, percebemos esse efeito apenas nas grandes empresas e naquelas que investem pesado em TI. Mas para o ano que vem essa nova visão será mais presente, o que puxará nossas vendas. O boom vai acontecer com a inclusão do BI no dia-a-dia da parte operacional", analisou Bolieiro.

Apesar de avaliar o atual momento econômico como preocupante, devido à crise financeira mundial, o executivo acredita que após essa fase mais crítica, o mercado de BI tende a crescer, puxado pela necessidade das empresas em aprimorar a gestão, aumentar as receitas e diminuir os custos.

"Será mais necessária a busca pela maior eficiência. Após a crise achamos que o potencial do BI vai se tornar ainda maior, teremos uma busca mais acentuada por essa solução", apontou Bolieiro.

Com o intuito de estar preparada para atender a demanda de BI, a Microstrategy está investindo no Brasil e na América Latina. A empresa pretende abrir no Brasil ou em outro país da AL, provavelmente a Argentina, um centro de desenvolvimento de consultoria para exportar serviços. "Para isso, contrataremos cerca de dez novos profissionais. Fora isso, após dobrarmos o número de profissionais no Brasil durante este ano, nossa meta de aumentar nosso quadro de pessoal no país persiste, até para atender a forte demanda que virá", disse Bolieiro.

De olho também em obter um aumento das vendas de novas licenças, a empresa vai direcionar o foco para o segmento móvel e após fechar uma parceria com a RIM, fabricante do BlackBerry no início do ano, para o aparelho ter um aplicativo móvel da Microstrategy instalado, a empresa também aposta no iPhone como impulsionador de novos negócios.

"Acreditamos no mercado móvel, ele não será um negócio muito representativo, mas complementar. Iremos aumentar a venda de novas licenças. No iPhone, por exemplo, é mais fácil, pois diferentemente do Blackberry ele não precisa de software instalado, é possível acessar a solução de BI pelo browser Safari", observou Bolieiro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile