Publicidade

    Ericsson quer conquistar mercado IP nas operadoras

    0
    Publicidade

    A Ericsson instalou em 30 dias a solução Mobile Softswitch na Telemig Celular, que permitira à operadora migrar sua rede para a plataforma IP.
    O fornecedor ? que não revelou o valor do contrato ? pretende vender essa tecnologia para mais 4 ou 5 operadoras brasileiras no próximo ano.

    Apesar de não revelar nomes, os possíveis candidatos são as operadoras que já adquiriram a solução em seus países de origem, como a TIM, Telefônica e Claro (do grupo Telcel/Telmex do México).

    Ela tem 15 contratos de lançamento comercial de sistemas IMS e realiza testes em 37 operadoras espalhadas pelo mundo.

    Segundo explicou Jesper Rhode Andersen, vice-presidente da Ericsson no Brasil, a solução é importante para que os serviços multimídia das operadoras sejam feitos visando a melhor relação custo benefício, ?como no caso da Telemig, que reduziu os gastos operacionais da rede core em até 50%, quando comparados às atuais centrais móveis?.

    Explicou que a arquitetura IP simplifica a complexidade da rede e reduz os itens de custo dos serviços demandados: de O&M em 22%; 32% em transmissão; 18% em instalação de mais sites; 10% em consumo de energia; 12% em suporte e treinamento; 6% em planejamento de rede.

    ?O Softswitch garante uma base comum para os novos serviços aos usuários e com o IMS (protocolo IP Multimídia Subsystem) complementa a evolução das comunicações de voz e multimídia em tempo real via IP. Além disso, fornece uma forma bem eficiente para a comunicação entre assinantes de voz comutada por circuito tradicional com a nova base do IMS?, explicou Andersen.

    Hábito do consumidor

    Outra vantagem salientada da importância para as operadoras adotarem a solução IP, é a demanda gerada por serviços multimídia.

    Pesquisa feita pela Ericsson Consumer & Enterprise Lab com 11 mil consumidores (dos quais 600 no Brasil) mostrou que existe interesse crescente nos serviços ofertados no celular: 23% deles acessam jogos uma vez por semana; 21% uma vez por mês; 36% têm disponibilidade mas não acessam, 20% não tem o serviço.

    Outro serviço que está evoluindo é o de download de música ( não ring tones): 7% dos consumidores acessam toda a semana; 16% uma vez por semana; 20% têm o serviço mas não usam e 57% não usam.

    A pesquisa mostra ainda o comportamento do usuário em 14 diferentes tipos de serviços. Na média o brasileiro está acima de paises da Europa e Estados Unidos, superando em alguns casos até mesmo o Japão.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile