Publicidade
Início Serviços Gerenciamento Estudo: APIs facilitam processos bancários

Estudo: APIs facilitam processos bancários

0
Publicidade

88% dos bancos acreditam que APIs internas são essenciais para regulamentação e conformidade, gestão de sistemas de backoffice e para aproveitar as tendências em big data. Esse é um dos resultados encontrados no estudo Banking APIs: The State of the Market (APIs para processos bancários: O estado do mercado) realizado  pela Axway e a APIdays, uma instituição global com foco no uso de APIs para automação de TI e negócios. O relatório apresenta os resultados de um estudo inédito sobre as tecnologias focadas em API que os principais bancos e organizações de serviços financeiros estão usando para se adaptar à economia digital.

De acordo com a pesquisa, a maioria dos entrevistados acredita em um futuro de plataforma aberta para bancos, na qual 60% das APIs podem ser disponibilizadas para parceiros e provedores de serviços terceirizados. Como resultado, as organizações financeiras devem considerar as iniciativas de gestão de API para desenvolver uma estratégia digital eficaz.

De acordo com Marcelo Ramos, vice-presidente sênior e gerente-geral da Axway para América Latina, as constatações da pesquisa global refletem também a realidade da América Latina. “O fenômeno da API  está forçando o mercado financeiro a repensar os modelos de negócios estabelecidos. A pesquisa aponta que, cada vez mais, as organizações enxergam as APIs com um papel fundamental na hora de facilitar negócios digitais ao fornecer serviços e produtos inovadores e focados no cliente. Esse movimento também é perceptível no Brasil, já que bancos e as principais instituições financeiras estão analisando as possibilidades de oferecer mais interatividade e processos digitalizados com tecnologia – uma onda de digitalização por meio de APIs que começou em meados de 2014”, complementa Ramos.

Tecnologias digitais como gerenciamento de API estão transformando o mercado da indústria financeira, já que oferecem conjunto de ferramentas e protocolos para descrever como um programa de software se comunica com outro. Esta definição foi ampliada recentemente na medida em que novos canais, processos e expectativas dos clientes surgiram para englobar não apenas os detalhes específicos da própria API, mas também os serviços colaborativos de rede.

Também de acordo com o estudo, entre os projetos de API mais comuns nos bancos, estão os de pagamento e controle de histórico de transações. Essas estratégias devem ser desenvolvidas para atender às exigências tradicionais de desempenho e normas ao mesmo tempo em que abrem e integram seu ecossistema com o objetivo final de oferecer flexibilidade para clientes capacitados e com conhecimentos digitais.

James Bligh, gerente sênior de desenvolvimento de Canais do National Australia Bank (NAB) declara que seu foco é sempre o cliente. “Nossos clientes têm altas expectativas quando se fala nos serviços que esperam de nós. Para atender a essas expectativas, implementamos uma estratégia de API para apoiar a experiência conectada que fornece aos nossos clientes as informações quando e onde eles precisam e o Axway 5 Suite para API Management foi o veículo perfeito que nos permitiu realizá-la”, diz Bligh.

“As organizações buscam cada vez mais transformar e abraçar os negócios digitais para manterem-se competitivas, mas muitas vezes elas não possuem um roteiro claro da melhor abordagem a ser seguida”, diz Bruno Cambounet, vice-presidente de serviços financeiros e seguros da Axway. “O segredo para o sucesso nesse cenário é garantir, gerenciar e controlar todos os aspectos das interações que eles têm com os clientes e seu ecossistema de parceiros digitais. E tudo começa com uma estratégia ampla de gerenciamento de APIs”, finaliza o executivo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile