Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Clientes da OpenAI buscam novas opções após polêmicas envolvendo a empresa

Clientes da OpenAI buscam novas opções após polêmicas envolvendo a empresa

0
Satya Nadella, right, and Sam Altman on Nov. 6. Photographer: Justin Sullivan/Getty Images
Publicidade

A OpenAI, empresa criadora do ChatGPT, teve um fim de ano bem conturbado, a empresa passou por uma grande turbulência no ano passado, chegando a demitir o CEO Sam Altman. Além disso, um estudo apontou uma falha nos códigos da ferramenta, que resultaria num vazamento de dados.

Em meio a tudo isso, na última semana, o The Wall Street Journal apurou que todas essas polêmicas poderiam gerar danos ainda piores, uma vez que os clientes da ferramenta tem optado por utilizar, também, a tecnologia de terceiros para se protegerem dos riscos de problemas em qualquer uma delas. Assim, os concorrentes da OpenAI estão aproveitando a oportunidade para atrair clientes cautelosos.

Segundo a apuração do jornal, logo após as polêmicas ocorridas em novembro, alguns executivos da Walmart se reuniram com a sua equipe de tecnologia para instruí-los a não ir diretamente a OpenAI para construir ferramentas de IA. E que ao invés disso, eles utilizassem a plataforma desenvolvida internamente, que pode trocar vários modelos de IA para garantir que o software do Walmart não falhasse, de acordo com a fonte.

Outra divulgação feita pelo jornal, foi referente a empresa Aviatrix e o seu CEO Doug Merritt, que segundo informações estaria num evento junto a Reid Hoffman, ex-conselheiro da OpenAI, durante o anúncio de demissão de Sam Altaman. Preoucupado, Merritt, verificou, no mesmo instante, junto de seu time de tecnologia se a sua empresa dependia da OpenAI, porém, embora a empresa use os modelos da OpenAI, também utiliza softwares de outras empresas.

“Ainda usamos o ChatGPT, mas me sinto mais confortável por não termos nos vinculado a isso de forma proprietária.”, disse Merrit ao Wall Street Journal.

Em resposta, Brad Lightcap, COO da OpenAI, disse que a a empresa tem profundo respeito pelas necessidades e aspirações únicas de cada cliente. Um outro porta-voz garantiu, após as polêmicas de novembro, que a empresa não teria perdido clientes.

O jornal afirma que as empresas não estão deixando completamente a OpenAI, contudo, a retirada aos poucos para concorrentes, pode acabar com o domínio da empresa no setor, que agora concorre com outros gigantes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile