No final de 2014, quando decidiu criar o Ubook, plataforma de audiobooks por streaming, Flávio Osso chegou a ouvir de muitos profissionais da cadeia editorial que este não seria um bom negócio para se investir no Brasil. Avesso aos conselhos, a equipe do Ubook hoje comemora um crescimento de 400% no faturamento em apenas quatro anos de existência, além do fato de a empresa ter se tornado referência no segmento, não apenas no Brasil, mas também por já ter atuação relevante em grande parte da América Latina.
O executivo não revela o valor do faturamento, mas pontua que o número atinge a marca de oito dígitos. Para atestar essa informação, Osso, que é CEO do Ubook, recorda que um dos investidores da empresa é um fundo de investimento listado na B3, a bolsa de valores brasileira. “Por conta disso, somos auditados duas vezes por ano”, enfatiza.
Para Osso, alguns fatores explicam o sucesso da empresa. “Oferecer o serviço em uma metodologia mais amigável – aplicativo – foi o primeiro passo para conquistar o usuário. Assim, o perfil conectado do brasileiro e a difusão dos serviços via streaming serviram como pontapé inicial deste projeto”, conta.
Outro ponto foi estimular o usuário a ouvir. “Para que o consumidor pudesse explorar ao máximo sua experiência de escutar um livro, oferecemos, por um valor mensal, o acesso ilimitado a todo catálogo. Desta forma, o ouvinte foi se adaptando às diversas formas de narração que existem, identificando o que mais lhe agrada e ampliando seu contato com os livros falados”, pontua o CEO.
Além disso, o Ubook produziu obras de curta duração. Neste ponto, parcerias com as mais relevantes revistas, com um dos principais jornais do País e com grandes editoras de notícias foram seladas. “E, para garantir a praticidade do serviço e a temporalidade das informações, as versões em áudios são disponibilizadas aos assinantes no mesmo momento em que os conteúdos impressos chegam aos leitores”, explica Osso.
Atualmente, o Ubook conta com mais de 15,5 mil audiobooks. Destes, 2,5 mil estão em português e cerca de 10 mil em inglês. Outras quase 3 mil obras estão em espanhol. Somados a estes audiobooks, a produção e distribuição de conteúdos em áudio de revistas, jornais, podcasts, programas de humor e outros formatos transformaram o Ubook na maior plataforma de audiotainment da América Latina, totalizando mais de 350 mil títulos em português, inglês e espanhol.
O avanço no número de audiolivros é resultado de parcerias com diversas editoras e distribuidoras no Brasil e no exterior. São cerca de 300 editoras, entre elas estão os maiores players do mercado. “Ter esses parceiros aumentou a nossa base de usuários não só no Brasil, mas começou a nos abrir portas em outros mercados. Aqui, o brasileiro que testou e aprovou o serviço, começou a exigir mais conteúdo. Lá fora, o consumidor que já estava habituado encontrou na plataforma um virtuoso catálogo, em um serviço cuja excelência começara a ser reconhecida”, diz
Todo esse investimento se reflete na carteira de clientes da plataforma. Ao final de 2017, o Ubook encerrou com pouco mais de 2,5 milhões de usuários registrados. No ano passado, o serviço registrava mais de 6 milhões de consumidores cadastrados.