Publicidade
Início Notícias Inteligência Artificial IA vai mudar a forma como as empresas consomem dados, segundo estudo

IA vai mudar a forma como as empresas consomem dados, segundo estudo

1
Publicidade

Segundo os resultados da pesquisa Data Trends 2024, conduzida pelo Looqbox em parceria com o Opinion Box, o avanço da IA nas empresas é uma das principais tendências para o ano de 2024, mas será que elas estão preparadas para isso?

De acordo com o estudo, quase metade dos entrevistados (46%) acreditam que a Inteligência Artificial terá um impacto significativo na maneira como suas empresas utilizam os dados, enquanto 25% veem sua influência como restrita a experimentos pontuais. Esse dado revela um amplo reconhecimento do potencial transformador da IA no ambiente corporativo, considerando sua recente popularização.

Por outro lado a pesquisa – que teve como objetivo entender a maturidade de uso de dados dentro das empresas do Brasil – também mostrou que a maioria delas ainda não possui processos e políticas de uso de dados implementados, o que pode ser um empecilho para a ampla adoção da Inteligência Artificial na área de Business Intelligence.

Entre os destaques do estudo, chama a atenção o fato que que 30% dos respondentes gastam mais de uma hora por dia buscando informações. Mais de 20 horas de trabalho, por mês, são desperdiçadas porque os profissionais não encontram facilmente as informações que precisam para trabalhar. Esse é um grande ralo de dinheiro que não aparece na contabilidade.

A pesquisa também revela uma baixa adoção de softwares profissionais para gestão e visualização de dados. Apenas 17% dos respondentes relataram usar um CRM ou ERP, enquanto apenas 22% empregam uma plataforma de BI para tomada de decisões no ambiente de trabalho. O método mais comum de análise de dados ainda são as planilhas, que são compartilhadas por email ou chat (52%), seguidas pelo compartilhamento de planilhas na nuvem (31%). Os PDFs distribuídos aos colaboradores também são uma prática comum, sendo utilizados por 28% dos respondentes.

Dentre os desafios na centralização de dados está a falta de centralização dos dados é um obstáculo significativo para muitas empresas. Atualmente, 78% dos respondentes indicam que seus departamentos operam de forma isolada, o que dificulta a integração e análise abrangente dos dados.

O relatório conclui que faltam investimentos em pessoas e em tecnologia. Segundo o estudo, embora a tecnologia desempenhe um papel crucial na maturidade dos dados, investir em treinamento e capacitação dos profissionais também é essencial. Apenas 28% dos entrevistados afirmam que suas empresas planejam investir mais na implementação de uma cultura orientada a dados.

1 COMENTÁRIO

  1. O problema é que muitas empresas ainda tem pessoas que não fizeram a transição digital em cargos de chefia, e essas implementações não são baratas. Nenhum empresário do mundo investe muito dinheiro em algo que ele não entende

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile