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Receitas com anúncios on-line têm forte queda no 2º trimestre

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As receitas mundiais com anúncios on-line dos três principais sites buscas tiveram forte queda no segundo trimestre, sendo que a mais expressiva foi a do MSN, que recuou quase 20%, de acordo com um relatório publicado da AdGooroo, consultoria internacional de marketing on-line. O estudo aponta que o acordo de colaboração firmado recentemente entre o Google e o Yahoo na área de publicidade na internet pode estar exercendo pressão sobre Microsoft.

Mas, apesar de esta ser uma hipótese bastante plausível, o Google, tal como o MSN, também registrou queda de receita (-6,4%) no período, enquanto o Yahoo teve um ligeiro aumento (+0,03%) na base de anunciantes, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Monitoração sobre o comportamento da publicidade on-line feita pela AdGooroo nos últimos 12 meses mostra que o Google, Yahoo e o MSN registraram -8,5%, 9.8% e -6,7%, respectivamente, de desempenho das receitas no período.

A consultoria observa que, embora as receitas com contas de anunciantes sejam historicamente um indicador de pesquisa confiável, o Google está tentando mudar as regras do jogo, dando ênfase à qualidade dos anúncios. Isso fica evidente, segundo a AdGooroo, ao se olhar para o número médio de anúncios exibidos por palavra-chave. Nos últimos seis meses, o número médio de anúncios por palavras-chave apresentado pelo Google, nos Estados Unidos, caiu de 6,5 para 4, uma queda quase 40%, indica o estudo.

O Google, agora, tem adotado como mecanismo de aferição de audiência de anúncios on-line o seu novo algoritmo AutoMatch, o qual, segundo a consultoria, exibe automaticamente anúncios em “queries” (pesquisas nos bancos de dados) não especificamente orientados aos anunciantes, aumentando assim o número de ofertas em todas as palavras-chave. Ele trabalha analisando o conteúdo das páginas, anúncios e palavras-chave no seu grupo de anúncios e mostra seus anúncios em queries relevantes para essa informação.

AutoMatch foi lançado em maio passado e provavelmente só daqui a um ou dois trimestres a sua eficácia poderá ser julgada, de acordo com a AdGooroo.

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