Publicidade
Início Notícias Publicada nova metodologia para avaliar serviços de e-Gov

Publicada nova metodologia para avaliar serviços de e-Gov

0
Publicidade

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento publicou a metodologia para avaliação de serviços públicos prestados por meios eletrônicos. O documento está disponível no portal www.governoeletronico.gov.br.

Trata-se de um conjunto de indicadores para avaliar a maior ou menor conveniência para o cidadão no uso dos serviços prestados por meio eletrônicos. A metodologia considera o nível de maturidade, facilidade de uso, comunicabilidade, multiplicidade de acesso, disponibilidade, acessibilidade, transparência e confiabilidade.

Segundo a diretora do Departamento de Governo Eletrônico da SLTI, Patrícia Pessi, os indicadores e métricas para avaliação de e-serviços são focados na prestação de serviços pela internet porque esse é o principal canal de entrega das soluções de governo eletrônico.

O documento reúne critérios que permitem visualizar os pontos fracos e fortes de um serviço disponibilizado na web e a proximidade maior ou menor em relação às expectativas dos usuários após sua implantação. O objetivo, segundo ela, é contribuir para a permanente evolução e alinhamento dos serviços de governo eletrônico. Essa iniciativa busca, ainda, estimular a simplificação e a qualificação constante do acesso aos serviços e informações prestados nos sítios e portais públicos.

Para a Patrícia, a maioria de serviços públicos por meios eletrônicos não dispõe de iniciativas de avaliação ou mecanismos de mensuração de seu desempenho quanto à conveniência para a sociedade. Ela lembrou que isso dificulta, por parte dos governos, a percepção do alinhamento das suas iniciativas com as necessidades reais de cidadãos, empresas e outros segmentos sociais.

Patrícia informou que a SLTI está à disposição dos órgãos públicos dos governos federal, estaduais e municipais interessados em receber orientação, por meio de treinamento específico, na aplicação dos indicadores. Os interessados devem entrar contato através do e-mail: govbr@planejamento.gov.br.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile