Publicidade

    Black Friday: pesquisa com clientes secretos mostrou que 64% consideram as compras vantajosas

    0
    Publicidade

    A pesquisa Experience Black, conduzida pela Shopper Experience, empresa líder no Brasil em pesquisas com clientes secretos, apontou que 64% dos entrevistados que participaram da avaliação da Black Friday acharam que a compra efetuada foi um negócio vantajoso. Entre os clientes secretos, 18% não tiveram essa percepção. Entre os entrevistados, 87% compraram eletroeletrônicos; 51% roupas; 39% calçados e 32% artigos de beleza. Entre os que não compraram durante a Black Friday,  37% apontaram que a oferta não era vantajosa; 32% não conseguiram entrar no site; 28% afirmaram que o produto não estava disponível; e 12% não conseguiram concluir a transação on-line. A pesquisa Experience Black foi feita de forma inédita no Brasil, com clientes secretos avaliando produtos e serviços em tempo real; não há pesquisa similar nem mesmo nos Estados Unidos, berço da metodologia. 

    Segundo Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience e coordenadora da pesquisa, é interessante ressaltar que 23% dos entrevistados – um índice alto, portanto – não concluiram a compra por não acreditar no site. “Esse dado indica o quanto o consumidor brasileiro está criterioso e atento a fraudes. E, 21% de clientes secretos informaram que o prazo de entrega não atendia às expectativas”, salienta a executiva. Sobre a intenção de voltar a comprar na próxima Black Friday, 64% afirmaram que sim contra 27%; 60% dos entrevistados, inclusive, recomendariam a compra para amigos e parentes.

    A análise do preço antes e durante a Black Friday mostrou que 11% dos entrevistados acharam que o preço divulgado antes não foi honrado pelo varejo durante a ação. Em contrapartida,  63% acreditam que os lojistas foram fiéis às campanhas anteriores. Sobre a percepção da real redução do preço no Black Friday, 32% acreditam que não houve redução.

    “Os clientes secretos da Shopper Experience testaram, também, a navegabilidade dos sites e o quanto as ofertas estavam visíveis e acessíveis durante a Black Friday e a maioria, 70%, respondeu que sim contra 23% de não satisfeitos”, afirma Stella, acrescentando que nas lojas físicas, 42% acharam que as ofertas estavam bem visíveis contra 31%. Stella afirma que 34% dos clientes secretos que analisaram os sites afirmaram que não foi fácil navegar. “Mas, 60% não tiveram problemas de navegação e 50% acharam a navegação muito ágil. Esses dados comprovam a necessidade de aperfeiçoar o sistema para a ação em 2014”.

    Dos entrevistados, 83% não notaram nenhuma diferença nas condições de pagamento durante a Black Friday. Na análise do pagamento on-line, 50% acharam que foi fácil, contra mais de 28% que discordaram. Um aspecto interessante levantado pela pesquisa é a assertividade do comprador – 57% compraram exatamente o que haviam se proposto, fugindo das compras por impulso. Em contrapartida – afirma Stella – 29% compraram por impulso, algo considerado mais vantajoso. Sobre as lojas, 46% foram fiéis às lojas apontadas como prioritárias antes da Black Friday. No ranking das empresas eleitas pelos clientes secretos da Shopper Experience estão Americanas (57%); Submarino (32%); Walmart (27%); Casas Bahia (18%); Shoptime (16%); Dafiti, Magazine Luiza e Netshoes com 12% cada; Centauro (10%); e Ricardo Eletro (9%). 

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile