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B2B on-line totaliza R$ 267,6 bilhões em 2005 no Brasil

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A E-Consulting e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) divulgaram o índice de B2B Online (B2Bol) registrado no mercado brasileiro ao longo de 2005. O B2Bol, que representa a soma dos volumes de transações entre empresas e nos mercados independentes (e-marketplaces) eletrônicos, atingiu, no ano passado, R$ 267,6 bilhões, valor 37% maior do que o movimentado em 2004.

O B2B Companies, praticado via portais de empresas com sua cadeia de valor (fornecedores, distribuidores, revendedores, clientes, parceiros etc.), alcançou R$ 212,3 bilhões, enquanto o B2B realizado nos e-marketplaces independentes atingiu R$ 55,3 bilhões, no mesmo período.

Desde que começou a ser elaborado, o índice B2Bol vem apresentando tendência de crescimento a cada trimestre. Segundo Daniel Domeneghetti, sócio da E-Consulting e VP de métricas e conhecimento da Camara-e.net, responsável pelo estudo, o crescimento mais acentuado no segundo semestre de 2005 se deve, especialmente, ao bom desempenho macroeconômico do país frente à crise institucional e à manutenção dos investimentos e projetos, o que, naturalmente, aquece transações (compras e vendas), principalmente nos canais digitais. "O aumento das exportações também tem, ainda que em menor medida, influencia positiva no índice", complementa o consultor.

Segundo Manuel Matos, presidente da Camara-e.net, a ampliação do uso da certificação eletrônica por empresas de todo o país ao longo de 2006 terá um papel decisivo na adoção dos negócios eletrônicos por empresas de todos os portes. "A Camara-e.net divulgará em breve várias ações de promoção ao uso de certificados digitais nos mais diversos setores da economia", completa.

O setor petrolífero/petroquímico, segundo o levantamento, continua dominando esse mercado, apesar de ter apresenta uma queda no terceiro trimestre. O setor automobilístico, por sua vez, manteve uma progressão constante, que acompanhou a evolução do índice em base anual. Mas o principal motivo de crescimento do índice B2B Companies pode ser identificado, principalmente, no crescimento das vendas de bens de consumo, saúde, fármacos e serviços de TI e telecom.

Além disso, o crescimento do índice foi impulsionado pela maior digitalização de processos empresariais em todos os níveis. Para Cid Torquato, diretor executivo da Camara-e.net, ?as pequenas empresas estão percebendo as vantagens, principalmente em termos de redução de custos, acesso e rapidez de negociação, que o comércio on-line lhes oferece, com grande impacto na produtividade da economia brasileira como um todo".

O relatório conclui que as trocas de bens e serviços entre empresas por meio eletrônico vêm demonstrando um crescimento contínuo, com taxas influenciadas por fatores conjunturais ? como a questão do petróleo ou o aquecimento econômico ?, mas também estruturais, uma vez que tem se mantido em rota de crescimento sustentável, que prevemos continuar ao longo de 2006 e 2007 em médias acima de 31% ao ano.

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