Publicidade
Início ESG Saiba qual é o impacto do ESG no mercado de captação de...

Saiba qual é o impacto do ESG no mercado de captação de investimentos

0
Publicidade

Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social, and Governance) se destacou como um dos principais critérios para avaliar o desempenho das empresas. Esses três pilares — ambiental, social e de governança — se tornaram cada vez mais relevantes para o mercado financeiro, impactando diretamente como investidores, acionistas e consumidores percebem as organizações.

Segundo a pesquisa Global da Ernest & Young, “Global Reporting and Institutional Investor Survey”, 78% dos entrevistados apontam que os critérios do ESG devem ser aplicados aos negócios, mesmo que haja uma redução nos lucros a curto prazo. Tendo ouvido mais de mil líderes financeiros e 320 investidores, a pesquisa ainda ressalta que 99% dos investidores usam as informações sobre ESG divulgadas pelas empresas como parte de suas decisões de investimento.

Para Jennifer Chen, CEO da JC Capital e especialista em captação de investimentos, a integração desses critérios na estratégia empresarial não apenas atende às demandas crescentes da sociedade por responsabilidade, mas também pode gerar impactos positivos nos resultados financeiros das empresas — incentivando a competitividade no mercado. “Empresas que praticam ESG geralmente são mais valorizadas pelos investidores. Isso ocorre porque essas práticas são percebidas como indicadores de gestão sólida, mitigação de riscos e responsabilidade social”, esclarece a especialista.

Com toda sua experiência no setor, Jennifer ainda ressalta que o ESG veio para ficar e nunca esteve tão presente na indústria de investimentos como agora. “É importante ressaltar o potencial do conceito como algo que veio transformar o mercado e vai deixar seu legado por muitos anos.” Mas, afinal, o que são as práticas de ESG e como podem ser adotadas em uma empresa? Confira a explicação de Jennifer Chen, a seguir;

Os pilares ESG e seus impactos

Do inglês, Enviroment, Social e Governance, a sigla ESG representa um conjunto de diretrizes e melhores práticas voltadas a avaliar se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e adequadamente administrada.

Conforme explica Jennifer, os critérios são utilizados para mensurar a responsabilidade de uma empresa e seus impactos positivos na sociedade. “Essas medidas devem ser integradas à estratégia e ao modelo de negócios das organizações, visando aplicar suas práticas e contribuir para a construção de um futuro melhor”.

O pilar ambiental analisa a responsabilidade da companhia com o meio ambiente e a sustentabilidade em suas operações, como: a gestão de resíduos; políticas de desmatamento (caso aplicável); uso de fontes de energia renováveis pela empresa; e o seu posicionamento em relação a questões de mudanças climáticas.

Já a parte social avalia como a empresa gerencia a sua cultura organizacional, seu relacionamento com colaboradores, fornecedores, clientes e o seu impacto na sociedade como um todo. “Desde garantir o bem-estar e saúde dos funcionários (com seus devidos direitos respeitados), até desenvolver discussões quanto à equidade de gênero e racial, políticas de inclusão e de combate ao etarismo”, afirma.

Por fim, mas não menos importante, os critérios da governança são responsáveis por identificar como é o relacionamento entre sócios, conselho de administração e diretoria. Essa avaliação é feita a partir de como a empresa atende aos interesses dos funcionários, acionistas e clientes; sobre a entrega de relatórios completos e honestos; sobre sua transparência financeira e como gerencia seus projetos e equipes.

Por que investir em ESG em 2024?

O relatório “Panorama 2024” da Ancham Brasil, responsável por listar as 10 principais tendências para o mercado corporativo, elencou a sigla ESG em segundo lugar — perdendo apenas para o impacto da Inteligência Artificial.

No entanto, muito mais que uma tendência, o mercado já está agindo baseado nos critérios de ESG, investindo em empresas que já praticam. Pensando nisso, a especialista listou alguns dos principais benefícios que a adoção das práticas ESG pode trazer para o seu negócio, confira:

1. Prioridade nos investimentos: os grandes fundos de investimentos vão priorizar investimentos em empresas sustentáveis, tanto pela sua responsabilidade com o meio ambiente e com a sociedade, quanto pela cobrança dos acionistas.
2. Linhas de crédito exclusivas: empresas que possuem o selo ESG podem ter acesso a linhas de crédito exclusivas que visam incentivar o desenvolvimento sustentável do planeta e diminuir os impactos negativos das grandes corporações.
3. Benefícios à longo prazo: as empresas que investem em operações limpas e sustentáveis, além de oferecer um ambiente de trabalho saudável, respeitoso, honesto e transparente, estão construindo uma base sólida, com funcionários leais e acionistas seguros.

Qual é a contrapartida do ESG como investimento?

Segundo a especialista, a contrapartida de adotar os critérios do ESG é que se trata de um investimento de médio a longo prazo. “É importante que as empresas entendam que este tipo de investimento é algo que vai sendo construído em etapas e não vai trazer resultados de uma hora para outra. No entanto, é uma decisão que vai trazer muitos benefícios no futuro.”

Jennifer ainda explica que o mercado está a todo vapor e, praticamente, em todos os meses estão sendo lançados programas de investimento para ESG — tanto para crédito privado, crédito nacional e internacional. “Através da adoção desses critérios, é possível alcançar uma prosperidade duradoura, capaz de resistir aos piores desafios e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável”, conclui.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile