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Autoatendimento do Poupatempo acelera prestação de serviços

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Os novos totens de autoatendimento instalados nos 19 maiores postos do Poupatempo do Estado de São Paulo já despontam como o principal canal de agendamento nas 72 unidades do programa de serviços ao cidadão do Estado de São Paulo, ultrapassando outros canais como o portal, centrais de atendimento por telefone e aplicativo para celulares.

O Poupatempo fez uma pesquisa com 823 mil usuários que experimentaram os totens. 73,31% consideraram o equipamento ótimo e 20,49% disseram que ele é bom, totalizando 93,8% de avaliação positiva. Apenas 2,92% consideraram o equipamento ruim e 3,28% regular. O Poupatempo usa as pesquisas para aperfeiçoar o atendimento e corrigir falhas, além de planejar a instalação em outras unidades.

Os totens são equipamentos semelhantes aos caixas automáticos dos bancos. Eles foram desenvolvidos pela Prodesp – Tecnologia da Informação, empresa do governo de São Paulo que gerencia o programa Poupatempo.

Os equipamentos podem ser utilizados pelos cidadãos para fazer o agendamento de qualquer serviço para qualquer posto Poupatempo, além de prestarem outros serviços como impressão de guia (DARE) para pagamento da segunda via de RG e Atestado de Antecedentes.

Segundo o levantamento mais recente, 301,9 mil usuários agendaram horário no Poupatempo pelos totens no mês de fevereiro. Foi a primeira vez que o número superou o total de agendamentos pelo portal do Poupatempo (258,9 mil) ou pela intranet (243 mil agendamentos feitos pelos funcionários, quando o cidadão chega sem agendar).

Quem emitiu o RG a partir do segundo semestre de 2014 tem uma facilidade ainda maior: pode fazer o atendimento completo no totem. Neste caso, o equipamento recorre à base de dados e simplifica o procedimento, com mais comodidade para o cidadão, graças à automatização dos serviços e integração eletrônica com o sistema de coleta biométrica de dados.

Nas 19 unidades que já estão equipadas com totens de autosserviços, os equipamentos já realizaram 1,4 milhão de atendimentos até fevereiro. Eles estão sendo usados principalmente para agendamentos (1.393.077), emissão de Atestados de antecedentes (44.898) e solicitações de segundas vias do RG (888), totalizando 1.438.863 atendimentos.

A média diária nos 19 postos tem sido de 15 mil agendamentos, 638 emissões de Atestados de antecedentes, 13 solicitações de 2ª via de RG, 1.250 emissões de guias para pagamento de taxas (DARE) e 112 pagamentos de taxas com cartão de débito. Só na unidade de Itaquera, a maior do Programa Poupatempo, são 2019 operações por dia em média.

Com a implantação dos totens, o Governo do Estado busca agilizar ainda mais os atendimentos nos postos. Isso porque em 50% dos casos, o cidadão vai até uma unidade apenas para agendar um serviço – os demais 50% usam a internet, o portal Poupatempo, o aplicativo móvel SP Serviços e o Disque Poupatempo (0800 772 3633 para telefones fixos ou 0 operadora 11 2930 3650 para ligações de celulares).

Os totens ficam na entrada dos postos e o cidadão conta com a ajuda de um orientador para usar o equipamento.

Outras novidades tecnológicas no Poupatempo são o aplicativo ‘SP Serviços’, a coleta biométrica já implantada em todas as 72 unidades fixas e uma móvel e o ‘Poupinha’, o atendente virtual que está em testes no portal do Poupatempo e também pelo Messenger, no Facebook. O atendente foi desenvolvido pela Nama, uma das empresas de tecnologias selecionadas no edital do Pitch Gov, iniciativa do Governo de São Paulo para buscar soluções inovadoras para serviços ao cidadão.

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