Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Brasil deve encerrar ano com 104 milhões de acesso em banda larga

Brasil deve encerrar ano com 104 milhões de acesso em banda larga

0
Publicidade

O Brasil deve encerrar este ano com 104 milhões de acesso em banda larga, de acordo com balanço da Huawei, feito em parceria com a Teleco, divulgado nesta terça-feira, 9. Deste total 82 milhões serão de acessos em banda larga móvel e 22 milhões de acessos em banda larga fixa. Segundo o levantamento, o uso da banda larga em dispositivos móveis saltou 11% na comparação anual e contabilizou 65,7 milhões de acessos em fevereiro, com densidade de 33,3% da população. Foram contabilizados desde celulares e terminais 3G, com exceção de terminais M2M, seguindo o critério da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O crescimento é inferior aos 59% registrados no ano passado. Até o fim de 2012, um em cada cinco aparelhos no país já operava em 3G (também excluindo os terminais M2M).

A receita das operadoras com a transmissão de dados móveis continua a crescer aceleradamente, estimulada pelo aumento nas venda de smartphones. Houve aumento de 28%, em média, no consolidado de 2012. “A média de preços no Brasil para pacotes de dados continua acima dos valores praticados em outros países. No pacote de 2GB, por exemplo, o preço médio no país é de R$ 68,30, enquanto que a Vodafone (Reino Unido) cobra o equivalente a R$ 49,40”, comenta o CTO da Huawei, José Augusto de Oliveira Neto. Para ele, a carga tributária e a taxa de câmbio são as principais causas dessa diferença.

Com o início das operações comerciais das redes de alta velocidade de quarta geração previsto para este ano, o Brasil entra para o grupo de 63 países que dispõe dessa tecnologia, uma vez que o governo já deu os primeiros passos para um novo destino da faixa de frequência de 700 MHz. Conforme o relatório, já há movimentos da parte de algumas operadoras em implantar redes LTE também na faixa de 450 MHz. São operadoras que obtiveram o direito de uso desta frequência no ano passado, quando venceram as licitações do espectro de 2,5 GHz e assumiram também o compromisso de cobertura de banda larga nas áreas rurais. Pelo maior alcance de cobertura na frequência de 450 MHz, a tecnologia LTE tende a proporcionar menor custo de implantação de redes de dados nestas áreas, tendo em vista também a futura necessidade de atender maior capacidade de tráfego de dados.

Vale lembrar que o LTE 450 ainda está em processo de padronização pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), com conclusão prevista para “meados de 2013”.

O balanço também mostra que cerca de 60% dos 5.565 municípios no Brasil eram atendidos pela banda larga móvel em fevereiro, equivalente a 88% da população. O número é superior à meta de 83% estabelecida pela Anatel para 2016. Para medi-lo, são consideradas apenas as cidades com ao menos 50% de seu território com o acesso.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile