Publicidade
Início Notícias Negócios HP domina 72% do mercado brasileiro de impressão, diz empresa

HP domina 72% do mercado brasileiro de impressão, diz empresa

0
Publicidade

Durante o lançamento de uma linha de impressoras, a HP divulgou que acumula 72% de participação de mercado na área de impressão e suprimentos no Brasil e 62% na América Latina. Para fomentar esse segmento, a empresa realizou uma pesquisa com 10 mil consumidores no país para saber o que eles esperam quando compram equipamentos de impressão. Os principais pontos destacados foram a facilidade na utilização do cartucho e redução de seu preço.

O mercado de impressão passa por um período de crescimento menos acelerado mas, mesmo assim, o market share regional mostra a importância para a HP. Além da digitalização cada vez maior, um dos principais fatores que atrapalham a fabricante nessa área é a pirataria. A companhia destacou o atual programa para combater a venda de cartuchos falsos. Para isso, implantou como padrão o código QR nas embalagens de seus cartuchos.

Reforçando a questão da originalidade de cartuchos, a fabricante argumenta com a diferença na performance entre cartuchos originais, remanufaturados e compatíveis. O original possui menor quantidade de tinta que os remanufaturados e compatíveis, porém, tem maior durabilidade. Na remanufatura, a barreira que impede a aplicação de mais tinta é removida.

Já os compatíveis, mesmo sendo produzidos para serem cópias próximas do original, não podem mais ser idênticos ao tradicional devido ao registro de patentes. Com base nisso, a HP fechou um acordo de patentes com a Multilaser há cerca de dois meses, impedindo a comercialização de cartuchos da rival. "A Multilaser reconheceu a violação e conseguimos entrar em um acordo", destacou Claudio Raupp, vice-presidente da área de impressão e suprimentos da HP. Em complemento, a concorrente reembolsou parte dos custos gastos no processo.

Os próximos desafios da área, segundo o executivo, é evoluir para estar cada vez mais compatível com a mobilidade. "A impressão sempre vai existir, mesmo com o mercado de dispositivos móveis em constante alta. Já temos nossas impressoras com conexão Wi-Fi, e queremos melhorar essa comunicação entre dispositivos para acompanhar o mercado", complementou.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile