Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Indústria ainda é o setor menos digitalizado do Brasil, aponta pesquisa

Indústria ainda é o setor menos digitalizado do Brasil, aponta pesquisa

0
Publicidade

Apenas 36% da indústria brasileira está digitalizada, de acordo com pesquisa da Talenses em parceria com a Digital House. O estudo, realizado com 102 companhias de todos os portes, apontou que em primeiro lugar está o setor de serviços, com 52%, seguido pelo comércio, com 41%, segundo os respondentes.

Outro dado aponta que 88% das companhias entrevistadas afirmaram demandarem profissionais digitais. Já a capacitação oferecida pelas próprias companhias está aquém do necessário: na indústria, por exemplo, apenas 29% das empresas oferece treinamento digital.

Entre os cinco profissionais mais buscados estão analista de dados, analista de marketing digital, cientista de dados, especialista em customer experience e UX/UI designer. A pesquisa também mostra que, na contratação de um gerente, por exemplo, 65% das companhias apontam dificuldade em encontrar um profissional digital, já 62% apontam o cargo de 3specialista, seguido do cargo de coordenador, com 55%.

De acordo com a pesquisa, a infraestrutura é a área mais avançada digitalmente dentro das empresas, com 57% dos respondentes considerando que ela apresenta um bom nível de digitalização. A área de programação vem em seguida, com 51%, e marketing com 50%. Recursos Humanos vem em quarto lugar, com 40%. As piores áreas são Análise de Dados, com 30% e Inteligência Artificial, com 19%.

As organizações apontam que o profissional digital deve ter as seguintes características: ser inovador, voltado ao aprendizado contínuo e possuir facilidade de adaptação.

No setor de comércio, 50% das empresas disseram oferecer treinamento para o desenvolvimento do profissional digital. Na indústria apenas 29% das empresas oferece treinamento digital e 39% no setor de serviços.

Entre as companhias que investem em bolsas de estudo para desenvolver o profissional com perfil digital, o comércio permanece em primeiro lugar, com 33%, seguido de serviços, com 30%, e indústria com 26%.

As áreas da organização que mais demandam a contratação de profissionais digitais são Tecnologia da Informação (67%), Finanças (64%), Logística (58%), Jurídico (56%).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile