Publicidade
Início Serviços Case Tribunal Regional Federal da 4ª Região agiliza gestão de processos com apoio...

Tribunal Regional Federal da 4ª Região agiliza gestão de processos com apoio de BI

0
Publicidade

Para trazer mais eficiência à Justiça Federal e disponibilizar de maneira mais rápida e convidativa as informações relacionadas aos processos em andamento, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre, apostou em um sistema de gestão baseado em inteligência analítica. Desenvolvido a partir da plataforma de business intelligence da MicroStrategy,  o G4 – Sistema de Gestão da 4ª Região – integra todos os sistemas informatizados, institucionais e departamentais da instituição, proporcionando um maior imediatismo no acesso às demandas mais urgentes e relevantes. Sua utilização trouxe incremento de produtividade e maior agilidade na gestão do acervo processual da região.

O TRF4 como órgão do Poder Judiciário Federal tem como finalidade prestar a tutela jurisdicional, em grau de recurso, a causas decididas pelos Juízes Federais da Região Sul do país. O TRF4 jurisdiciona os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Também, em grau de recurso, os processos decididos pelos juízes estaduais na competência delegada (previdenciária e execução fiscal). Há no todo, nos três estados de sua jurisdição, 220 unidades jurisdicionais, sendo 197 varas federais e 23 Unidades de Atendimento Avançado (UAAs). Compõem ainda sua estrutura 27 gabinetes de desembargadores federais, seis diretorias e mais de 100 gestores que atuam nas unidades judiciais e administrativas. São 412 magistrados federais, 5.817 servidores e 1.437 estagiários.

De acordo com José Carlos Bonato, assessor de Planejamento e Gestão do TRF4, embora antes do BI tudo estivesse disponível fisicamente, os dados não eram facilmente acessíveis, encontrando-se dispersos em diversos sistemas. Ligações lógicas entre os processos não eram evidentes e dependiam, quase sempre, de muita análise para cada tipo de decisão a tomar. Atualmente, as informações relevantes para as unidades judiciárias, destacadas pela urgência e importância, estão disponíveis em uma só plataforma, de maneira simples, altamente visual e interativa, subsidiando as tomadas de decisão nos mais diversos ângulos.

O sistema de gestão G4 permite visualizar dados sobre a movimentação processual do acervo dos gabinetes de desembargadores e varas federais; acompanhar informações atualizadas a respeito da quantificação dos processos que estão sendo distribuídos para os gabinetes e o que está realmente sendo produzido por cada um deles; o número de antecipações de tutelas requeridas; mandados de segurança expedidos; pedidos de habeas corpus em andamento; processos que devem ser considerados prioritários; traçar metas; controlar fluxo de trabalho; projetar resultados, entre outras informações. Os relatórios, análises e painéis são atualizados continuamente e de maneira automática.

“Reduzimos com o G4 e com o apoio do BI consideravelmente o tempo de resposta às solicitações de cada unidade, comparando com o desempenho entre aquelas que trabalham com a mesma matéria. Desta forma, é possível identificar, por exemplo, as situações pontuais que poderiam dificultar a tramitação dos processos. O que com certeza agiliza o trabalho e impacta diretamente no ritmo do julgamento e na prestação jurisdicional, aumentando a celeridade e tornando-a mais efetiva para o cidadão”, explica.

O projeto está em execução desde junho de 2015. Hoje, ao todo 773 gestores, sendo 385 juízes federais, 385 diretores de Secretaria e três Diretores de Foro podem acessar via web, inclusive em dispositivos móveis, uma série de painéis, incluindo os direcionados a áreas específicas como Presidência, Vice-Presidência, Corregedoria, Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais, Gabinetes e Varas.

Os painéis estratégicos, contudo, são de uso geral. Nisso destaca-se o painel de gestão estratégica e acompanhamento das Metas Nacionais e das Específicas da Justiça Federal, tanto por Região, por Seção Judiciária (estados), por Subseção (grupo de cidades) e por unidade judiciária (Gabinetes de Desembargadores, Turmas Recursais e Varas).

Além disso, a área de RH também já tem acesso a algumas funcionalidades de Data Discovery da solução da MicroStrategy por meio de planilhas e do Visual Insight. No entanto, tanto para esse departamento, como para o setor Administrativo e Financeiro, novas entregas estão programadas. O objetivo é ampliar a sua utilização em todos os processos da instituição, contemplando tanto a área judiciária como administrativa.

“O G4 é uma ferramenta de gestão dinâmica e por isso deve ser continuamente atualizada a fim de atender às necessidades de informação que surgem com as novas exigências dos órgãos superiores, decorrendo também da evolução dos fatos e suas variáveis. Necessitamos, constantemente, ampliar e difundir o seu uso como instrumento de gestão nas áreas finalísticas e de apoio, possibilitando aos gestores informações confiáveis e atualizadas e maior poder de análise para a tomada de decisão e acompanhamento de seus feitos, assim como melhorar e proporcionar nossa capacidade de predição de novas demandas e tendências.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile