Publicidade
Início Notícias E-Commerce Black Friday: 61% dos consumidores se interessam pela compra de produtos...

Black Friday: 61% dos consumidores se interessam pela compra de produtos usados

0
Publicidade

A Black Friday foi criada no Brasil em 2010 com intuito de estimular o consumo pelo varejo e, desde então, caiu no gosto dos brasileiros, sendo um sucesso para o comércio nacional todos os anos. Em 2023, a expectativa não é diferente. Uma pesquisa da OLX sobre o comportamento do consumidor em relação  a esta data aponta que 90% dos entrevistados costumam aproveitar preços promocionais e demais ofertas, que tradicionalmente ocorrem em novembro. As pessoas também estão olhando cada vez mais para produtos de segunda mão: 61% afirmaram que comprariam produtos usados na Black Friday.

“Por meio da OLX, os usuários encontram preços competitivos mesmo em datas que normalmente o comércio apresenta descontos em produtos novos. O usado pode sair mais em conta e ter a mesma qualidade que um novo em promoção. É uma oportunidade também para quem quer vender o que não utiliza mais para fazer renda extra, já que o comércio fica mais aquecido e o item pode ser vendido com maior liquidez, e para quem quer substituir o item sem uso por um outro que esteja precisando”, comenta Regina Botter, Diretora Geral da OLX.

Os principais atrativos desta data, segundo o levantamento, são a oportunidade de economizar (63%), as promoções exclusivas (57%) e os descontos mais altos que a média (57%) . A categoria em que o consumidor tem mais expectativas para comprar é a de eletrônicos e celulares com 71%, enquanto 66% esperam encontrar roupas. Em terceiro, os eletrodomésticos com 61%.

Quase 80% sinalizaram que consumiram e aproveitaram as ofertas em 2022. Destes que compraram, 26% afirmam ter gasto entre R$ 100 e R$ 300. Em torno de 25% informaram ter gasto mais de R$ 1.000 no último ano.

Um quarto da base entrevistada disse que pretende gastar mais de R$ 1000 com as compras na Black Friday deste ano, enquanto 24% quer investir entre R$ 300 e R$ 500, 22% de R$ 100 a R$ 300 e apenas 9% não vai ultrapassar a marca dos R$ 100.

O maior desejo do consumidor: smartphones  

A maioria (42%) afirmou que gostaria de comprar eletrônico/celular durante o período promocional de 2023. As roupas aparecem em sequência, sendo preferidas por 23%, seguidas por eletrodomésticos (16%) e itens para casa (9%)

Pesquisa OLX:Best Friday – Qual o comportamento de consumo dos usuários nesta data?

Preferência do consumidor nos usados

Em relação aos produtos de segunda mão, 41% declararam que desejam videogames/computadores, seguido de eletrodomésticos, com 40% dos votos. O top3 é fechado pelos celulares, com 38%.

Pesquisa OLX:Best Friday – Qual o comportamento de consumo dos usuários nesta data?

Fatores determinantes para a compra

Os preços ainda são o fator determinante para a decisão de aquisição de 78% dos participantes. Quase 60% da base ainda destacou a importância dos valores dos fretes e da qualidade. Quando realizado um comparativo sobre produtos no geral e usados, o consumidor dá maior ênfase em velocidade na entrega, avaliação e recomendação, e questões de segurança.

Pesquisa OLX:Best Friday – Qual o comportamento de consumo dos usuários nesta data?

Lojas online possuem a preferência

No cenário nacional, 70% dos respondentes dizem que preferem efetuar suas compras por meio de uma loja online. Em relação à forma de pagamento, 73% devem usar o cartão de crédito como pagamento. O pix aparece em 2° lugar com  62% dos entrevistados. Por fim, o cartão de débito, favorito de 41% da base. As lojas físicas e os aplicativos de classificados, contudo, foram indicados como os principais canais de busca (54%).

Pesquisa OLX:Best Friday – Qual o comportamento de consumo dos usuários nesta data?

Dá para confiar na Black Friday?

Cerca de 36% dos respondentes acreditam que as promoções são legítimas. Quase 40% acredita que elas provavelmente são verdadeiras. Num acumulado, apenas 25% disse apresentar dúvidas.

Pesquisa OLX:Best Friday – Qual o comportamento de consumo dos usuários nesta data?

O outro lado do balcão: maioria não vende no período

Quando questionados se costumam vender em novembro, 77% afirmam que não, enquanto 23% responderam que sim.

Itens mais vendidos

A roupa é o item mais vendido pelos respondentes, em 52% dos casos. Os eletrônicos (os que os consumidores mais querem descontos) aparecem como a segunda categoria mais vendida, com 48%. Em seguida, calçados (47%) e itens para casa (43%), lideram a preferência.

Pesquisa OLX: Best Friday – Qual o comportamento de consumo dos usuários nesta data?

Mais da metade dos respondentes acredita que as promoções são melhores para adquirir um veículo novo, enquanto 43% indicou que os seminovos teriam descontos melhores. Os usados foram apontados por 37%.

Pesquisa OLX: Best Friday – Qual o comportamento de consumo dos usuários nesta data?

A coleta de respostas ocorreu entre os dias 09/10/2023 e 15/10/2023 e foi utilizada a base interna MeSeems da plataforma MindMiners. Foram consideradas 500 respostas de indivíduos de todo o Brasil, sendo 52% mulheres e 48% homens.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile