Estudo divulgado pela RankMyApp aponta que o ano passado registrou 19 milhões de instalações desses aplicativos, número 9,2% menor que 2021, quando o total foi de 21 milhões.
Na comparação entre os anos, cinco das sete principais datas do comércio nacional apresentaram queda considerável na quantidade de instalações de apps de e-commerce: Dia do Consumidor (-6,8%), Dia dos Pais (-22,9%), Dia das Crianças (-29,5%), Black Friday (-39,8%) e Natal (-26,4%). Apenas o Dia das Mães (17,1%) e o Dia dos Namorados (14,8%) tiveram alta.
Engajamento
Considerando os dados de usuários da Play Store, o estudo da RankMyApp aponta que as verticais de “Artigos Esportivos” e “Móveis & Eletro” tiveram maior volume de usuários ativos por dia e por mês, enquanto “Saúde & Beleza” foi a vertical com maior Engajamento de usuários.
A análise apresenta ainda dados de engajamento separados por ano e categoria: em 2021, “Saúde & Beleza” aparece com 14,45% de Engajamento Médio, “Móveis & Eletro”,
12,58% e “Artigos Esportivos”, 10,94%; em 2022, o melhor índice seguiu com a categoria de “Saúde & Beleza”, com 13,46%, seguida por “Móveis & Eletro”, com 11,99%, e “Artigos Esportivos”, com 10,90%.
Ratings e Reviews
Os dados da RankMyApp analisam ainda os Ratings (classificação) e Reviews (comentários), métricas que impactam na decisão do usuário de fazer ou não um download. Considerando dados da Play Store e da App Store, o número de Reviews caiu 35,6% no período de 2021 a 2022, passando de 104 mil para 67 mil. A média diária passou de 285 para 184 reviews.
Em relação a Ratings, o ano de 2021 obteve média geral de 4,45, de 5 pontos totais, enquanto no ano de 2022 a média caiu para 3,41.
Dados no período de 2018 a 2022
O novo estudo da RankMyApp apresenta ainda dados importantes sobre a evolução dos apps de e-commerce no período de 2018 a 2022:
Evolução no número de downloads de apps de e-commerce
– 2018: 6 milhões
– 2019: 12 milhões
– 2020: 40 milhões
– 2021: 21 milhões
– 2022: 19 milhões
Destaques sobre instalações
– 2018: os meses com maior número de downloads foram janeiro (queima de estoque do fim do ano anterior), novembro (Black Friday) e dezembro (Natal e Ano-Novo);
– 2019: aumento de 20% em relação a 2019, já que a economia brasileira demonstrava sinais de recuperação pós-crise de 2014. O maior número de downloads foi presenciado em janeiro, novembro e dezembro, sendo novembro o mês com maior número de instalações da série histórica (exceção feita aos meses de 2020)
– 2020: alta de 104% em relação ao ano anterior, sendo maio, junho e julho os meses com mais instalações, impulsionados pelos efeitos da pandemia e do isolamento social;
– 2021: queda de 40% em relação a 2020, porém alta de 21% em relação a 2019, sendo os meses com maior número de downloads março (Dia do Consumidor), agosto (Dia dos Pais) e novembro (Black Friday);
– 2022: Houve queda de 9,2% em relação a 2021, com ênfase no 2º semestre. Um conjunto de fatores podem explicar: eleições, copa e alta inflação mundial.
Total de downloads nas datas comemorativas (por ano e categoria)
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