Publicidade
Início Notícias Negócios Polo tecnológico de Manaus recebe apoio do MCTIC para ampliar investimentos em...

Polo tecnológico de Manaus recebe apoio do MCTIC para ampliar investimentos em P&D

0
Publicidade

A unidade de Manaus do CESAR foi credenciada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) a executar atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias da informação e comunicação por meio da Lei de Informática (8.248/91) – que isenta empresas privadas fabricantes de equipamentos eletroeletrônicos de pagar Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), com a contrapartida de investimentos em P&D.

Agora, a instituição está habilitada a receber investimentos de companhias interessadas em participar de projetos de pesquisa no centro de inovação.

De acordo com Eduardo Peixoto, Chief Design Officer (CDO) do CESAR, a medida deve trazer mais competitividade ao setor de tecnologia do país. 

Segundo dados do MCTIC, investe-se cerca de R$ 80 bilhões em pesquisa e desenvolvimento por ano, somando gastos das iniciativas pública e privada – valor que representa menos de 1,3% do Produto Interno Bruto (PIB).

Uma das consequências mais graves deste gap de investimentos se reflete na baixa produtividade. Segundo o levantamento Brazil Digital Report de 2019, da consultoria McKinsey, a produtividade brasileira evoluiu muito pouco em quase três décadas.

O ganho anual de produtividade no Brasil entre 1990 e 2018 foi de apenas 1,3%. Como base de comparação, na China este ganho foi de 8,8% ao ano no período, enquanto que na Índia foi de 5% e no Chile, nosso vizinho latino-americano, foi de 3%.

O CESAR tem unidades em Recife, Curitiba, Sorocaba e Manaus, regiões com forte presença do setor produtivo e elevadas demandas por conhecimento tecnológico. A unidade de Manaus tem se destacado, inclusive, no ramo de pesquisa em Internet das Coisas (IoT), segmento considerado o futuro da automação, que tem crescido exponencialmente com o surgimento de gadgets cada vez mais disruptivos e do aumento do consumo de dados no mundo todo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile