Publicidade
Início Notícias Intel cria programa para capacitar estudantes na plataforma Multi-core

Intel cria programa para capacitar estudantes na plataforma Multi-core

0
Publicidade

A Intel Corporation anunciou um programa global para preparar estudantes universitários para o que ela chama de novo paradigma do desenvolvimento de softwares, já que está mudando seus processadores de mecanismos com um único núcleo para processadores que terão múltiplos núcleos e tarefas. Essa evolução transformará o design dos programas e vai exigir novas idéias e inovações para elevar esse tipo de poder no processamento.

Como parte de seu programa de educação superior, a Intel está apoiando 45 das principais universidades do mundo com sua experiência, financiamento, ferramentas de desenvolvimento, materiais educacionais, treinamento no local e colaboração para incorporar os conceitos de múltiplos núcleos e múltiplas tarefas em seus currículos de ciências da computação.

Até o fim do ano, a Intel espera que mais de 75% de seus principais processadores para servidores, desktops e notebooks sejam fabricados como processadores de núcleo duplo e com expectativa para quatro, oito ou inúmeros núcleos em um futuro próximo.

?Para lançar uma nova geração de tecnologia e oferecer novos e criativos produtos no mercado, é essencial educar os desenvolvedores de amanhã para arquitetar, desenvolver e testar a próxima geração de programas para as modernas plataformas de múltiplos núcleos?, declarou Renee James, vice-presidente corporativo e gerente geral do grupo de programas e soluções da Intel. ?Para oferecer um ótimo desempenho e ampliar a utilização de todo o potencial dos sistemas baseados em múltiplos núcleos, é preciso que os programas sejam desenvolvidos para aproveitar todas as capacidades da máquina. Trabalhando com as melhores universidades do mundo, a Intel está criando o futuro para o desempenho computacional?.

Entre as universidades que participarão do programa mundial estão a Carnegie Mellon University, Cornell University, Georgia Institute of Technology, University of Michigan e University of Washington, bem como as principais instituições acadêmicas no Brasil, China, Índia, México, Rússia, Taiwan e inúmeros países europeus. Os primeiros cursos serão oferecidos durante o segundo semestre deste ano e a Intel espera que centenas de universidades participem a partir de 2007.

No Brasil, o Instituto de Computação da Unicamp, em Campinas, e o Instituto de Informática da UFRGS, em Porto Alegre, desenvolverão neste ano o currículo para tecnologia Multi-core. Já o Laboratório de Sistemas Integráveis da USP, em São Paulo, e o Laboratório Nacional de Computação Científica, em Petrópolis, desenvolverão projetos de pesquisa e desenvolvimento em Multi-core.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile