O juiz eleitoral Renato Roberge, de Santa Catarina, determinou que o Facebook fique 24 horas fora do ar. A decisão se deve ao fato de a rede social não ter cumprido ordem judicial para que retire página com sátiras a um dos candidatos a prefeito de Joinville.
Em seu despacho, o juiz também determinou que a Anatel providencie o bloqueio do Facebook em todo o território nacional. A página deve trazer comunicado explicando o caso. No entanto, a medida não deve afetar os usuários porque o Facebook informou que já retirou do ar a página que causou a ação.
A ordem judicial era para que a rede social retirasse do ar a página “Hudo Caduco”, que contém paródias ao candidato Udo Dohler (PMDB), que disputa o segundo turno com Darci de Matos (PSD). Segundo o juiz, a rede social ignorou a decisão judicial, não tirou o perfil do ar e não pagou a multa estipulada.
Roberge ainda determinou que a empresa pague R$ 30 mil por dia de infração, valor máximo da multa prevista em lei. O juiz estabeleceu também que caso o descumprimento continue, a rede social fique outras 24 horas fora do ar.