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Como os cibercriminosos estão utilizando a IA para aplicar golpes em consumidores distraídos na Black Friday

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A Black Friday e a Cyber Monday providenciam uma grande oportunidade para o cibercrime. Embora saibamos que suas táticas são frequentemente previsíveis, em 2023, a ascensão da IA Generativa, como o ChatGPT, providencia aos golpistas uma vantagem adicional.

Depois de um ano em baixa, em que a Black Friday concorreu com eleições nacionais e a Copa do Mundo, a edição deste ano promete ser mais agitada para os varejistas. É o que indica uma pesquisa realizado pela Neotrust, empresa especializada em análise de dados de e-commerce, que prevê um aumento de 12,6% de vendas em relação a edição do ano anterior. Porém, somente em 2023 cerca de 80 mil brasileiros foram vítimas de fraudes e golpes em compras online, segundo levantamento realizado em conjunto pelas empresas AllowMe, ICarros, Itaú, OLX, Único, Who e Zoop. E é correto imaginar que esse número irá aumentar ainda mais durante o período da Black Friday, com o estímulo as compras e promoções agressivas.

“Frequentemente, golpes que aparecem durante essas datas comemorativas podem estar repletos de falhas na ortografia e na gramática, porém IA Generativa reduz essa lacuna entre os golpistas iniciantes e dá a eles uma vantagem competitiva que não tinham em anos anteriores”, explica Satnam Narang, engenheiro sênior de Pesquisa da Tenable.

Um subproduto da IA Generativa é o avanço em uma variedade de plataformas, inclusive em vídeo, para ajudar a impulsionar deepfakes ainda mais convincentes. Recentemente, uma pesquisa da Tenable descobriu como o Mr.Beast, maior YouTuber do mundo com quase 200 milhões de inscritos, foi alvo de vídeos de deepfake no TikTok para promover um sorteio falso de iPhone 15. A tática de deepfake é um grande avanço no que vimos no passado e inclui não somente celebridades, mas pessoas comuns. Nesta Black Friday, não será uma surpresa ver golpistas continuando essa tendência e utilizando a imagem de influenciadores digitais e outras pessoas para promover sorteios falsos e outros tipos de golpes.

Além disso, uma tática antiga que segue sendo realizada é o sorteio de cartões de presente “grátis” de variadas marcas, como Apple e Sephora, em redes sociais como Instagram e TikTok. Esses cartões não são grátis e os usuários pagam com a divulgação de informações pessoais e a compra de “ofertas premium”, como testes grátis que irão custar dinheiro a eles no longo prazo se eles não estiverem atentos e cancelarem o pedido.

“A rede social é o local perfeito para caçar usuários com a guarda baixa. Hoje, os cibercriminosos podem começar golpes em uma rede social e levar a vítima para outra. Perfis falsos estão sem controle e golpistas conseguem criar milhares de contas para legitimar seus golpes. Essas táticas existentes, combinados com o boom atual da IA Generativa e o uso de deepfakes, criam um ambiente perigoso para usuários”, complementa Satnam Narang.

Para os consumidores nesta Black Friday, é importante estarem atentos aos seguintes pontos:

  1. Esteja atento as táticas dos cibercriminosos: Personalidades fazendo doações que redirecionam para outras plataformas, perfis sem engajamento, publicações ou seguidores podem representar uma bandeira vermelha. Se está com alguma dúvida, sempre será melhor prevenir do que remediar;
  2. Seja extremamente cauteloso e cético com as promoções e sorteios em redes sociais: Com a disponibilidade da IA Generativa, como o ChatGPT, é possível que golpes facilmente identificáveis devido a problemas ortográficos não sejam mais reconhecidos, e as melhorias na tecnologia de deepfake significam que conteúdos de vídeos falsos possivelmente aparecerão no feed de suas redes sociais;
  3. De graça não significa grátis: Ao ver uma propaganda ou uma promoção por objetos de graça, como produtos de tecnologias populares, roupas ou cartões de persente, entenda que nada é de graça. Sempre existe um preço a ser pago, que pode incluir informações pessoais ou até do cartão de crédito da vítima. Portanto, redobre a atenção a esse tipo de “oferta”;
  4. Sempre acesse sites e serviços confiáveis: Se você está em busca de produtos ou ofertas na Black Friday, vá em fontes e sites confiáveis antes de fazer qualquer compra. Faça buscas para verificar a confiabilidade da loja, verifique o link na barra de endereço e o cadeado de segurança e prefira visitar diretamente os sites, sem clicar em links que chegam por diversas vias, como apps de mensagem, redes sociais e principalmente e-mails, por mais tentadora que a “promoção” seja.

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