Publicidade
Início Blogueria Gaia-X: a super nuvem europeia

Gaia-X: a super nuvem europeia

0
Publicidade

Amazon Web Services, Microsoft Azure, Google Cloud e Alibaba são os maiores provedores mundiais de serviços de computação em nuvem; os três primeiros, americanos e o outro, chinês. Segundo o instituto de pesquisas Gartner, em 2019 os quatro detinham 75% do mercado e consequentemente um imenso poder sobre governos, empresas e pessoas.

Mas a Europa pretende mudar essa situação: os governos da Alemanha e França, aos quais se juntaram 22 importantes empresas e outras organizações, entre as quais Atos, Siemens, SAP, Deutsche Telekom, Deutsche Bank e Bosch, anunciaram o lançamento de uma iniciativa, chamada Gaia-X, que pretende oferecer a usuários europeus uma plataforma que permita um controle maior acerca de onde e como são armazenados e processados os seus dados.

A ideia é que os primeiros testes estejam concluídos até o final deste ano e que a plataforma, que vem sendo chamada “super nuvem europeia”, comece a operar no início de 2021, fazendo com que o volume de dados europeus, armazenados em nuvens europeias, deixe de ser apenas 4%.

Uma das razões para a criação da Gaia-X é a possibilidade de que esses provedores, por razões como interesse comercial, dificuldades financeiras ou pressão de governos dos países onde estão sediados, venham a elevar preços abusivamente, suspender seus serviços ou usar indevidamente dados de seus clientes.

Outra preocupação importante é que os grandes provedores estrangeiros estão sujeitos à legislação vigente em seus países-sede, como por exemplo o americano US Cloud Act, que permite ao governo daquele país ter acesso a dados armazenados por provedores americanos sem necessidade de notificação aos proprietários dos dados. A situação é ainda mais grave para os dados armazenados pelo provedor Alibaba: a ditadura vigente na China certamente torna muito fácil o acesso aos mesmos.

Os que estão à frente da Gaia-X entendem que essa nuvem garantirá a segurança dos serviços e o nível de proteção aos dados estabelecido pela legislação da União Europeia, uma das mais avançadas do mundo.

Mas, mesmo na Europa, há céticos quanto ao sucesso da iniciativa, especialmente levando-se em conta a escala e consequente capacidade de praticar custos menores, bem como a agilidade na disponibilização de tecnologia e serviços dos concorrentes americanos e chineses. O volume de recursos necessários para o desenvolvimento e plena operação da nova nuvem será muito grande. Também será difícil atender aos interesses específicos de todos os membros da União Europeia.

Diante desse cenário, a única coisa que fica clara é a necessidade de que países, suas empresas e pessoas tenham seus dados e sistemas em segurança. No caso europeu, Gaia-X é uma iniciativa que pode dar essa segurança. Se ela terá sucesso, só o futuro dirá.

Vivaldo José Breternitz, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile