Publicidade
Início Notícias Negócios Telefônica e Claro: potenciais compradores da TIM, segundo analistas

Telefônica e Claro: potenciais compradores da TIM, segundo analistas

0
Publicidade

O fato da Telecom Italia não ter definido a venda da TIM Brasil dá margem a especulações do mercado sobre o futuro da operação móvel no País.

Vários cenários podem ser montados, dependendo do comprador. Entre os potenciais interessados, segundo os analistas, estão a Telefônica e a Claro.

A primeira poderia vender sua participação na Vivo para a Portugal Telecom e concentrar-se na TIM, operação lucrativa, totalmente GSM, ao gosto dos espanhóis, e com uma boa cobertura no País.

Já a Claro, com esse movimento, poderia ganhar market share e deter mais de 70% das operações móveis no País. Mas teria que resolver a questão da sobreposição de licenças em São Paulo e a concentração no mercado, o que jogaria para o Cade e para a Anatel um enorme problema a ser resolvido. Outra companhia que pode ter interesse na TIM, dizem analistas, é a Telemar, para complementar seu roaming.

A própria Portugal Telecom, que hoje briga com a Sonae para decidir seu futuro, não pode ser descartada. Sem a Sonae, o grupo já manifestou interesse de continuar e inclusive ampliar participação no Brasil. Poderia se desligar da Vivo e apostar na TIM, e até mesmo na Brasil Telecom, que também está sendo vendida.

?O ativo da TIM faz sentido para quase todo mundo pois é muito atraente. E (a operação) faz muito sentido para a Telecom Italia em um mundo de consolidações?, diz o analista da Bear Stearns, Alexandre Constantini.

As ações da TIM Part S/A PN e as da TIM Part S/A ON estiveram entre as maiores altas da Bovespa hoje com 6,06% e 4,84% respectivamente. As da Vivo PN subiram 4,33%.

Excesso de vendedores

A verdade é que o mercado brasileiro tem hoje excesso de empresas à venda e poucas compradoras. Fundos de pensão, Citibank e Telecom Italia querem vender suas ações na Brasil Telecom e na Brasil Telecom GSM. Fundos e Citi querem vender suas participações minoritárias na Telemar.

Os controladores (parte deles, pelo menos) da Telemar também estão buscando uma forma de sair da empresa, e apostam na pulverização de capital. A Portugal Telecom pode se tornar vendedora caso a Sonae torne-se sua controladora. A Telemig e a Amazônia Celular estão sendo vendidas pelos fundos, Citibank e pelo Opportunity.

A TIM, agora, também entra oficialmente na lista das empresas que buscam comprador. E os únicos compradores conhecidos são os de sempre: Telmex e Telefônica.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile