Publicidade
Início Blogueria Tempestividade em Blockchain

Tempestividade em Blockchain

0
Publicidade

O blockchain é uma rede que funciona com blocos encadeados muito seguros que sempre carregam um conteúdo junto a uma impressão digital, que comprova a existência daquelas informações em determinado período. A cadeia de blocos protegida por uma camada forte de criptografia é pública, qualquer pessoa pode verificar e auditar o que estiver nela. Os registros ficam espalhados por vários computadores, trazendo mais segurança e dificultando que sejam totalmente apagados.

A tecnologia começou a ser utilizada junto à criptomoeda em 2009, a mais conhecida entre elas é o bitcoin, como um livro de contabilidade para registrar transações. Essas transações da rede são agrupadas em um bloco, que contém uma referência ao bloco imediatamente anterior. Cada bloco é marcado com um código hash — algoritmos que mapeiam dados de comprimento variável para dados de comprimento fixo —, que costuma ser processado a cada 10 minutos.

Um desafio matemático complexo é gerado a cada transação para custear seu processamento. Os mineradores de bitcoins investem em supercomputadores, que calculam esses desafios criptográficos, para disputar o prêmio destas tarifas. Quem chegar na melhor solução matemática, que consolide o maior número de transações possíveis, recebe o bitcoin em retorno. Algo cada vez mais difícil de se conseguir. Podemos fazer uma analogia com o ouro, que era abundante e se tornou cada vez mais escasso conforme foi amplamente minerado. Quem minerou bitcoin no começo, conseguiu facilmente 25 bitcoins. Hoje, o processamento computacional necessário para encontrar a solução criptográfica é muito superior, dificultando a conquista de criptomoedas.

Outras aplicabilidades

Apesar de garantir a transparência e descentralização das informações, o blockchain não é preciso com relação à datação do momento em que transações são criadas e confirmadas. Artigos científicos já mostraram que a precisão da data e hora do bloco pode variar até 10 minutos para mais ou menos em alguns blockchains, o que pode ser uma desvantagem para inúmeras aplicações.

Aí entra a pesquisa que estamos desenvolvendo em parceria com o Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A ideia é justamente unir as características do blockchain, como a descentralização, com a precisão do carimbo do tempo — que assegura que uma informação existiu em uma determinada data e hora a partir de uma fonte confiável, como o Observatório Nacional ou o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

Com a tempestividade, o blockchain pode ser utilizado para o pagamento de obrigações com prazo rígido, como impostos, e para o registro de transações de negociações ou lances em leilões eletrônicos, por exemplo. Trazendo assim os benefícios dessas duas tecnologias para tornar negociações digitais mais seguras e transparentes.

Darlan Vivian, project manager na BRy Tecnologia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile