Publicidade
Início Notícias Comunicações Satélite: IoT deve alimentar a próxima “revolução verde” no setor agrícola

Satélite: IoT deve alimentar a próxima “revolução verde” no setor agrícola

0
(Mogi das Cruzes - SP, 21/12/2016) Mogi das cruzes o maior produção nacional de cogumelo e hortifrutas distante 62 km da capital produz hortaliças e tem com fonte turismo rural Foto: Beto Barata/PR
Publicidade

Com a previsão do aumento da pressão sobre a terra e os recursos alimentares, a Internet das Coisas (IoT) desempenhará um papel cada vez mais importante para ajudar o setor agrícola a se tornar mais eficiente, produtivo e sustentável. Isto é o que mostra uma nova pesquisa independente encomendada pela empresa global de comunicações móveis por satélite Inmarsat (ISAT.L), que descobriu que os gastos e o interesse em IoT deverão disparar nos próximos cinco anos no setor de agritech.

A empresa especialista em pesquisas de mercado Vanson Bourne entrevistou pessoas de 100 grandes empresas agritech em todo o mundo para o relatório “The Future of IoT in Enterprise – 2017” e descobriu que o setor está rapidamente adotando as tecnologias IoT. 62% já haviam implantado, total ou parcialmente, soluções baseadas em IoT, superando os níveis de adoção nos setores de mineração, transporte e energia, e outros 27% planejavam fazer isso nos próximos seis meses.

Além disso, o gasto em soluções baseadas em IoT deverá aumentar drasticamente nos próximos anos. Hoje, cerca de 5% dos orçamentos de TI das agritech são gastos em tecnologia, um percentual que deverá mais que dobrar para cerca de 12% até 2022, demonstrando a importância de IoT para o setor no futuro.

Comentando a respeito dos resultados, o diretor de Desenvolvimento Setorial de Agricultura da Inmarsat Enterprise, Ayan Jobse-Alkemade, diz que “com a previsão da população do planeta atingir 10 bilhões de pessoas até 2050, a humanidade enfrentará desafios com relação a fontes sustentáveis ??de água, produção de alimentos e melhor uso da terra, para obter o máximo rendimento das culturas. Além disso, a utilização do método mais eficiente possível para entregar os recursos estará cada vez mais presente na agenda global. Em suma, os agricultores, com a ajuda do setor de agritech, precisarão ser mais espertos, mais enxutos e mais rápidos no caminho do campo para o garfo.
“A única maneira de realmente fazer isso é por meio da aplicação inteligente de novas tecnologias como IoT, e a nossa pesquisa demonstra a rapidez com que as empresas agritech estão adotando essa tecnologia. A IoT alimentará uma revolução no setor agrícola que trará ganhos que eclipsarão completamente aqueles obtidos na primeira Revolução Verde na década de 1970, continuou Ayan Jobse-Alkemade”.

Trabalhando com seus parceiros, a Inmarsat oferece soluções para empresas agritech em todo o mundo. Ao unir a sua tradição em conectividade crítica com a tecnologia LoRaWAN e as plataformas de análise de dados que permitem o fluxo livre de dados entre as organizações, a Inmarsat ajuda a assegurar que as empresas agritech saiam na frente da concorrência e atinjam as necessidades de produção de alimentos de amanhã.

Muitos dos locais que mais podem se beneficiar das tecnologias IoT são remotos e estão situados onde as redes terrestres não chegam ou não funcionam bem o tempo todo. A rede de banda L da Inmarsat fornece conectividade global via satélite com uma taxa de disponibilidade de até 99,9%, permitindo que os projetos de IoT sejam bem-sucedidos, mesmo nos ambientes mais remotos e hostis.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile