Publicidade
Início Blogueria Transformação digital: 20 anos em dois

Transformação digital: 20 anos em dois

0
Publicidade

As mudanças causadas pela pandemia nos últimos dois anos não deixam dúvidas de que o mundo mudou completamente. É certo dizer que, em alguns meses e de maneira rápida, diversos segmentos de mercado tiveram que se adaptar, repensar sua forma de trabalho e até mesmo de atuação, saindo do presencial para o digital. Muitos já estavam nessa caminhada. Mas para outros, foi uma transformação imediata e, principalmente, cultural.

Com o aumento do consumo por meio digital, a tecnologia foi, sem dúvida, o ponto-chave para as empresas que precisavam se manter no mercado e inovar. Com isso, a adoção do home office, que há muito tempo era falada, foi rapidamente implementada. Trabalhar de qualquer lugar se tornou possível graças a recursos tecnológicos: computadores, acesso à internet, ferramentas de videoconferência, além do tão importante compartilhamento de arquivos na nuvem. Nunca foi tão simples nos conectarmos virtualmente.

Especialistas afirmam que a maioria das plataformas de conversas online teve aumento exponencial de acessos. E o mais interessante é que, exponencialmente, houve um incremento na produtividade, algo que sempre foi uma dúvida para os gestores, em relação ao tema e que causava certa resistência. A mudança chegou e foi para melhor!

No setor de saúde, o atendimento via telemedicina se tornou tão importante que foi liberado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) , em caráter excepcional, durante a pandemia. Com este movimento, o mercado estimulou o surgimento de novas healthtechs – startups que desenvolvem soluções com foco no setor de saúde. Durante este período, essas empresas cresceram 316%, segundo dados do Saúde Digital Brasil, entidade que reúne operadores privados de telemedicina.

Como os hábitos e as necessidades mudaram, a demanda por determinados tipos de serviços também aumentou, fazendo com que as pessoas consumissem mais e online. A entrega de produtos em casa se tornou um serviço obrigatório para qualquer estabelecimento que estivesse funcionando. O que antes era uma tendência que não havia chegado em todos os lugares, virou necessidade imediata. Os números mostram que o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 75% em 2020 se comparado ao ano anterior. Isso se deu, sobretudo, após o início do isolamento social e ainda revela que o hábito de comprar online não deve mudar nos próximos anos.

Assim como o e-commerce, outros setores também mudaram completamente sua trajetória, como a educação e o entretenimento que ganharam novas configurações, tudo graças às plataformas que levaram o mundo físico para o ambiente digital.

As instituições de ensino, por exemplo, tiveram que rapidamente se adaptar e migrar parar nuvem ou aprimorar as soluções em uso, a fim de atender a alta demanda de seus alunos. A pandemia nos trouxe de lição que as mudanças foram difíceis, mas de forma geral acelerou em dois anos, o que em muitos setores de mercado levaria 20 para evoluir. Um grande avanço. Precisamos ver este cenário como o início de uma caminhada. É a tecnologia, mais uma vez, como grande aliada.

Patrícia Mazzonetto, diretora de Marketing e Produtos na Dedalus.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile