Publicidade
Início Notícias Comunicações ABINC e IDSA lançam hub para criação de Data Spaces no Brasil

ABINC e IDSA lançam hub para criação de Data Spaces no Brasil

0
Publicidade

A International Data Spaces Association (IDSA) e a Associação Brasileira de Internet da Coisas (ABINC) uniram forças na missão de viabilizar o futuro da economia de dados no Brasil. A ABINC, a partir de agora, além de membro da IDSA, passa a atuar também como facilitadora do IDSA Hub Brazil, ou ecossistema de empresas que cooperarem com a IDSA na criação de Espaços de Dados no país. O Hub Brazil da IDSA será lançado oficialmente no dia 21 de março, na sede do Instituto de Pesquisas ELDORADO, em Campinas.

Espaços de dados são uma infraestrutura descentralizada que possibilitam a troca de dados entre organizações e empresas em um ambiente transparente, seguro e confiável. Ao eliminar a necessidade de coordenação bilateral entre os atores envolvidos no compartilhamento de dados, os espaços de dados são um habilitador essencial de novos modelos de negócios digitais com robusta proteção e interoperabilidade de dados. Nesse sentido, diferentes abordagens de colaboração entre os setores público e privado têm emergido mundialmente para aproveitar os benefícios dos espaços de dados.

A Associação Internacional de Espaços de Dados (IDSA) abrange mais de 140 organizações mundialmente que se unem no desenvolvimento, teste e promoção de arquiteturas abertas, protocolos e padrões para tornar possível o compartilhamento soberano de dados. Hubs nacionais da IDSA, já implementados em diversos países, apoiam essas atividades e se conectam com o ecossistema local, movimento no qual o Brasil passa a fazer parte através da parceria entre ABINC e IDSA.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile