Publicidade
Início Notícias Negócios Serpro disponibiliza API Consulta Dívida Ativa para contratação

Serpro disponibiliza API Consulta Dívida Ativa para contratação

0
Publicidade

Instituições financeiras, seguradoras e operadoras de crédito, entre outros interessados, já podem contratar a API Consulta Dívida Ativa para ter acesso automatizado a dados e informações detalhadas de dívidas de natureza tributária não previdenciária. A solução foi disponibilizada no dia 9 de abril e sua contratação pode ser feita por entidades públicas e privadas.

Os dados da Dívida Ativa da União são públicos e disponibilizados no site da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) para consultas individuais. O objetivo é dar publicidade sobre os devedores da União para a sociedade. A consulta neste ambiente fornece informações de valor das dívidas em situações que não permitam emissão de certidão negativa.

A API Dívida Ativa, por sua vez, além de fornecer informações detalhadas dos débitos, permite a consulta de inscrições independente da sua situação. “Com a API, qualquer pessoa física ou jurídica poderá contratar consultas, em massa, aos dados das dívidas inscritas em favor da União de maneira rápida, segura e diretamente na base de dados da PGFN”, explica Luiz Tomé Dantas, gerente de Departamento de Negócio da Superintendência de Relacionamento com Clientes Fazendários e Comércio Exterior do Serpro.

API Serpro

A solução integra o conjunto de Interfaces de Programação de Aplicações (APIs) desenvolvido pela empresa, ou API Serpro, lançado no primeiro semestre de 2017, para que instituições possam ter acesso, de forma estruturada, segura e confiável, a dados governamentais. Atualmente, estão disponíveis para contratação as APIs relativas aos cadastros de pessoa física (CPF), jurídica (CNPJ), da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e Integra Siafi.

Para o Serpro, a integração e interação simplificada e transparente com as bases do CPF, CNPJ, NFe, Integra Siafi e Dívida Ativa são fatores que oferecem muitas vantagens para as empresas, facilitando a tomada de decisão, melhorando processos de análise e minimizando o risco de fraudes e erros.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile