Publicidade
Início Notícias Negócios Liga Ventures lança estudo com panorama dos investimentos e M&A no varejo

Liga Ventures lança estudo com panorama dos investimentos e M&A no varejo

0
Publicidade

 

A Liga Ventures, rede de inovação aberta da América Latina, que conecta startups e grandes empresas para geração de negócios, lança estudo com panorama dos investimentos e M&A no setor varejista. Em 2023, o segmento apresentou crescimento de 10% no montante captado em comparação com ano passado, chegando à marca de R$ 1216 milhões e 29 deals, frente a R$ 1104 milhões e 27 deals em 2022.

O estudo aponta também que as retailtechs que receberam investimento em Series B, C e D captaram cerca de 77% do montante total adquirido no ano passado. Ou seja, as startups com investimentos Series B captaram o valor de R$ 432 milhões; aquelas com rodadas Series C chegaram a R$ 259 milhões e Series D atingiram um total de R$ 243 milhões.

Outro dado interessante se refere ao valor adquirido em cada fase das startups, onde apenas as late-stage tiveram um aumento de 76% em comparação com ano anterior. Já aquelas que estão em estágio Mid-stage e early-stage o montante captado foi 64% e 26% menor que o volume do ano passado, respectivamente.

No último ano, houve um aumento na quantidade de investimento nas retailtechs em estágio avançado (late-stage), passando de um para cinco deals e uma redução naquelas que estão em estágio inicial (mid-stage), passando de sete para cinco. Já aquelas em estágio inicial (early-stage) se mantiveram iguais nos últimos dois anos.

O estudo lista também as categorias que mais captaram em 2023. Em primeiro e segundo lugar estão as startups impulsionadas por big rounds: delivery last-mile (R$ 502 milhões) e gerenciamento de loja (R$ 300 milhões), respectivamente. Em terceiro ficou os meios de pagamentos (R$ 116 milhões); seguido por comunicação e relacionamento com o cliente (R$ 71 milhões) e análise de dados (R$ 57 milhões), totalizando R$ 1,216 bilhão captado no ano passado.

“O setor tem passado por transformações importantes nos últimos anos. O consumidor está cada vez mais exigente e busca um atendimento cada vez mais rápido e customizado. E o momento pede que os varejistas equilibrem essa nova demanda com eficiência operacional. A única maneira de equilibrar essa balança é por meio da tecnologia. As startups que colocam o consumidor no centro ou que ajudam os varejistas a escalar esse relacionamento com eficiência têm atraído bastante a atenção do mercado e impulsionado os investimentos em retailtechs”. ”, afirma Daniel Grossi, Chief Ventures Officer da Liga Ventures.

O relatório analisa também o número de M&A no ano passado em comparação com o anterior. Somente em 2023, o mercado contou com 12 aquisições no setor varejista. Enquanto em 2022, esse número chegou a nove e em 2021, foi o grande ápice dos últimos anos com 20 aquisições.

Com relação à quantidade por categorias entre 2019 e 2023, destaca-se as áreas de comunicação e relacionamento com o cliente (7); meios de pagamento (5); logística (5); análise de dados (4) e criação/personalização de e-commerce (3).

Para realizar o estudo foram utilizados dados da ferramenta Startup Scanner, plataforma criada pela Liga Ventures que identifica e acompanha dados de startups do Brasil e América Latina para que grandes empresas, pesquisadores e empreendedores possam entender as movimentações do mercado e encontrar oportunidades de negócios sinérgicos à sua atuação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile