Publicidade
Início Notícias Inovação Minsait investe em hub de tecnologia e inovação em João Pessoa

Minsait investe em hub de tecnologia e inovação em João Pessoa

0
Publicidade

A Minsait, uma empresa Indra, traçou uma rota para manter o ritmo de crescimento e consolidar seu posicionamento no Brasil. Enquanto a pandemia de Covid-19 estremeceu muitos setores econômicos, o de tecnologia nadou na contramão dos resultados negativos e agora desponta como um dos setores que mais cresce no país. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) o setor de TI no Brasil deve crescer 14% em 2022.

Atualmente a Minsait conta com mais de 8.500 profissionais no Brasil, cerca de 20% da estrutura global. A companhia não divulga números absolutos de faturamento no país, mas afirma que a operação brasileira é a segunda maior da companhia, ficando atrás somente da matriz, na Espanha. Em números, a receita global da Minsait em 2021 foi de 2.13 bilhões de euros. Desse montante, a América Latina foi responsável por 603 milhões de euros, dos quais 27% (161 milhões) corresponderam ao Brasil.

“Temos um portfólio bastante saudável e uma carteira de clientes diversificada, o que nos permitiu atravessar os últimos dois anos com relativa tranquilidade. Para manter o ritmo de crescimento da Minsait no Brasil apostamos em quatro vetores estratégicos para suportar o novo momento de negócio dos clientes marcado pelo cenário pós-pandêmico: phygital, cloud data, cibersegurança e meios de pagamento. À essa oferta potente, aliamos capacidades de consultoria e serviços especializados”, explica Marcelo Bernardino, CEO da Indra e da Minsait no Brasil.

O novo momento da Minsait no país também é marcado pela inauguração do novo headquarter, localizado no edifício Amazônia Empresarial, em Alphaville, São Paulo. O empreendimento é reconhecido por aspectos sustentáveis e conta com certificações do mais alto nível. Com foco em acessibilidade e sustentabilidade, a nova sede da Minsait é resultado da mescla entre estratégia de ambiente de trabalho inteligente e colaborativo adotada pela companhia em escritórios da Europa e um conceito de ecodesign único, especialmente desenhado para valorizar os biomas do Brasil e o uso consciente de recursos naturais e de bens não renováveis.

Foco em diversidade e formação de talentos

Se o rápido avanço da transformação digital durante a pandemia alavancou o crescimento do setor TI, ele agravou um problema antigo e bastante conhecido: o apagão de mão-de-obra especializada. De acordo com levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a procura por profissionais na área de TI no país será de 420 mil pessoas, até 2024. Porém, hoje, segundo a entidade, o Brasil forma 46 mil profissionais com perfil tecnológico por ano.

Para suprir a carência de perfis especializados nas mais diversas frentes de digitalização desenvolvidas pela Minsait, a companhia vem apostando continuamente no upskilling de seus talentos. Em 2021 foram mais de 19 mil cursos e formações realizados no Brasil através da Open Univerity, um avançado campus virtual da companhia que possibilita um ambiente de autoaprendizado contínuo de seus profissionais.

A empresa também promove iniciativas de inclusão etária para atrair e capacitar profissionais sem experiência em tecnologia. É o caso do Programa Jovens Profissionais, iniciativa voltada para recém-formados e estudantes, que já formou mais de 900 talentos. Da mesma forma, a Minsait impulsiona o Programa 50+, por meio do qual investe na capacitação de profissionais com mais de 50 anos, que hoje representam mais de 8% do total da companhia no país.

Outro ponto em que a Minsait tem enfatizado em sua política de contratação é a igualdade de gênero, já que 44% da força de trabalho local da companhia é composta por mulheres.

Um avançado hub de tecnologia e inovação em João Pessoa

A Minsait também investe no desenvolvimento de regiões fora do eixo Sul-Sudeste, como é o caso do hub de tecnologia e inovação que mantém em João Pessoa, PB. O polo se destaca por projetos de transformação digital, atendendo demandas de modernização do Estado, clientes de outras regiões tanto no âmbito público quanto do setor privado e projetos internacionais para países como Espanha e EUA. Para suportar essas operações, hoje atuam na Minsait em João Pessoa mais de 600 profissionais, levando a companhia à posição de principal empregadora no setor de TI da Paraíba. Até o final de 2022 a empresa prevê a abertura de 200 novas posições para o hub de inovação.

A partir do hub de João Pessoa foram desenvolvidos projetos como o aplicativo 190 da Polícia Militar de São Paulo, tecnologia que permitiu agilizar o atendimento da população que aciona a corporação por telefone, além de permitir o envio de vídeos ou áudios. Para a Marinha do Brasil modernizou o sistema de Gestão da Folha de Pagamento de Pessoal, o qual beneficia mais de 215 mil pessoas, dentre militares da ativa (no país e no exterior), veteranos, pensionistas, anistiados e beneficiários de pensão alimentícia.

No setor privado, o hub atua em importantes projetos do setor de energia, como os de georreferenciamento de três grandes distribuidoras. Também se destacam projetos de automação baseados em tecnologias low-code e no-code para uma das maiores cervejarias presentes no Brasil. No setor de serviços financeiros, desenvolveu inovações que permitiram a um grande banco realizar de forma ágil a migração de sistemas legados sem impactar a rotina das agências e o atendimento ao cliente final.

“Os profissionais brasileiros da área de tecnologia possuem uma qualidade imensa, reconhecida internacionalmente. Sabemos que existe, no entanto, esse gap entre a formação e as oportunidades que são oferecidas no Brasil, por isso decidimos encarar a questão de frente e reverter esse cenário”, explica Bernardino. “Dessa forma, apostamos continuamente na formação dos talentos locais já no curto prazo. Acreditamos que é na formação, no investimento nos profissionais que conseguiremos promover a transformação digital brasileira de hoje e para o futuro, como já pudemos observar com os diversos projetos desenvolvidos até o momento”, conclui o executivo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile