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Banco PAN instala observabilidade em app para otimizar experiência do cliente

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Com mais de 25,2 milhões de clientes, o Banco PAN teve um crescimento de 230% na base desde o quarto trimestre de 2020, ganhando força, principalmente, pela atuação como plataforma digital completa de banking e consumo.

Para garantir a disponibilidade de acesso aos serviços de banking, crédito e consumo, além de melhorar constantemente a experiência dos usuários com o app, o PAN implementou a plataforma de observabilidade Elastic, que monitora toda a jornada dos clientes no aplicativo.

Com a ajuda da V8.TECH, fornecedora de serviços de TI especializada em soluções digitais, as empresas fizeram um business case que mostrava ser possível ter uma ferramenta que atendesse às necessidades do banco e ser economicamente mais eficiente.

A tecnologia de observabilidade permite ao Banco PAN coletar e visualizar logs, registros de cada ação realizada dentro do aplicativo, quase em tempo real, para otimizar a manutenção do app. Isso permite que o Banco tenha uma resposta muito mais ágil, garantindo uma experiência mais fluida na plataforma.

“Monitorar a jornada dos nossos clientes é fundamental para diversas áreas do PAN. Olhamos para o todo, desde as áreas de desenvolvimento, até operação e sustentação. Qualquer instabilidade que possa impactar a navegação do cliente merece e é objeto da nossa atenção”, explica Edilson Albuquerque, superintendente de infraestrutura e nuvem do Banco PAN.

Log como um BI em tempo real

Com a centralização dos logs, o PAN criou recentemente um novo indicador para acompanhamento de transações financeiras dos cartões de crédito e débito dos clientes, trazendo muito mais clareza para a operação. “Isso mostra a eficiência do Banco PAN em trazer cada vez mais uma observabilidade orientada a negócios”, destaca Otoniel Ribeiro, Gerente Executivo de Infraestrutura & Cloud do Banco PAN.

Atualmente, todas as informações das operações feitas pelo aplicativo e relatadas pelos logs ficam visíveis para as áreas responsáveis a partir de painéis e relatórios, garantindo mais inteligência para o monitoramento.

Outra vantagem da estratégia de gestão de logs é a capacidade do banco em cruzar dados a partir de comportamentos. Felipe Queiroz, engenheiro de sistemas sênior da V8.TECH ressalta que, hoje, a instituição também pode usar os dados dos logs para gerar ações proativas.

Com a plataforma da Elastic, o Banco PAN reduziu em 58% os custos com armazenamento de logs em nuvem.

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