Publicidade
Início Notícias Comunicações Vero e Americanet se unem para criar maior ISP do país

Vero e Americanet se unem para criar maior ISP do país

0
Publicidade

A Vero e a Americanet – duas das principais provedoras de internet (ISPs) do país – estão fundindo suas operações, em uma transação que cria o maior ISP de banda larga fixa do Brasil, dom mais de 1,4 milhão de assinantes e 1,9 milhão de UGRs (Unidades Geradoras de Receita), que é a soma de produtos de voz fixa, telefonia móvel, TV por assinatura e banda larga.

A nova companhia, de escala nacional, tem faturamento aproximado de R$ 1,7 bilhão, EBITDA de R$ 700 milhões e cerca de 3.500 colaboradores diretos. Sua atuação passará para 450 cidades espalhadas por todo o Brasil, com presença relevante nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Do ponto de vista de cobertura de rede, as duas empresas são complementares, gerando um alto potencial de expansão e sinergias de negócios. Entre elas, está a otimização de investimentos em equipamentos e conectividade e do cross selling dos portfólios de lado a lado, com a oferta de produtos diferenciados nos mercados de varejo – B2C e de atacado – B2B.

Os fundos de investimento Vinci Partners, acionista da Vero, e a Warburg Pincus e Invest Tech, acionistas da Americanet, compartilharão o controle da nova empresa, com governança clara para garantir uma integração tranquila e eficiente. Nesta nova configuração, os acionistas da Vero terão cinco das nove cadeiras do Conselho de Administração, com 56% do negócio, enquanto os acionistas da Americanet terão 44% de participação e quatro assentos do conselho.

“A expansão inorgânica sempre foi um pilar fundamental na estratégia de crescimento das duas empresas, que fizeram 47 M&A’s nos últimos quatro anos e desenvolveram grande expertise em integração de produtos, tecnologias, processos e pessoas visando sempre entregar a melhor experiência para nossos clientes. A união da Americanet com a Vero se dá pela força da infraestrutura e sinergia no formato de operação. Juntas, irão ampliar a cobertura nos diferentes estados brasileiros e otimizar a oferta de serviços, somando forças para formar uma empresa com potencial competitivo, frente às maiores operadoras do País”, diz Lincoln Oliveira, CEO da Americanet.

Lincoln assumirá a presidência do Conselho de Administração da nova companhia, com atuação estratégica na integração dos negócios e no planejamento estratégico da companhia ao lado de Fabiano Ferreira, CEO da Vero e que será o CEO da nova empresa.

“A fusão da Vero e da Americanet cria uma nova referência no mercado, permitindo que as melhores práticas das duas companhias sejam levadas a um novo patamar. Seremos o ISP líder em UGRs, receita e EBITDA, com operações saudáveis, eficientes e com foco na experiência do cliente e no engajamento dos times para gerar resultados duradouros para o acionista, consumidor, colaborador e sociedade”, afirma Fabiano Ferreira.

As duas empresas têm uma trajetória repleta de aquisições, marcada por uma expansão acelerada, demonstrando a tendência de consolidação das provedoras regionais de internet, hoje responsáveis pelo maior número de acessos à banda larga fixa no Brasil, de acordo com a Anatel. A fusão potencializará, ainda, características fundamentais para as empresas, sempre focadas na experiência do cliente, nas pessoas e na geração de valor dos seus serviços.

A solicitação ao Cade deve dar entrada na próxima segunda-feira, pois a transação está sujeita às aprovações regulatórias e concorrenciais de praxe, sendo que sua conclusão está estimada para ocorrer até o final do ano.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile