Publicidade

    Google investe 200 milhões de euros em data center na Finlândia

    0
    Publicidade

    O Google investiu 200 milhões de euros na construção de um data center na Finlândia. Nos últimos dois anos, a empresa se dedicou à adaptação e modernização de um moinho que produzia papel para a montagem da nova unidade. A escolha da Finlândia, segundo a empresa, levou em consideração a possibilidade de redução de custos especialmente pelo clima finlandês e os baixos preços da energia elétrica no país.

    “Quando consideramos construir o data center, há uma diversidade de custos incluídos, como o terreno, imóvel e equipamento de servidores. O ponto focal, nos últimos anos, tem sido o custo para refrigerar esses servidores”, esclareceu um porta-voz da empresa ao The Wall Street Journal.

    Segundo ele, a energia para refrigeração do sistema representa um custo maior de operação do que a compra e a construção do data center em si. No ano passado, o Google consumiu 2,26 terawatts/hora de eletricidade, mais que o consumo de 200 mil domicílios padrão nos Estados Unidos. Isso porque, tradicionalmente, os data centers são mantidos na temperatura ideal utilizando o mesmo método que refrigeradores domésticos, pela liberação de ar frio – tecnologia que tem se demonstrado uma solução ineficiente pelo alto consumo de energia.

    Globalmente, os data centers consumiram aproximadamente de 1,5% de toda a eletricidade no ano passado. Com a expectativa de que o tráfego na internet irá quadruplicar nos próximos cinco anos, de acordo com uma estimativa da Cisco, priorizar a manutenção e uso de data centers para reduzir o custo dessa demanda é crucial para uma empresa como o Google.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile